O prefeito Gilmar Olarte reafirmou nesta quinta-feira (2) que será criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O anúncio foi dado durante a cerimônia de posse do novo comandante da Guarda Municipal de Campo Grande, Valério Azambuja, que assumiu o posto que era ocupado por Jonys Cabrera, coronel do Corpo de Bombeiros.

“A tendência é que o Valério seja nomeado como secretário municipal de Segurança Pública da Capital. Vamos trabalhar junto à Câmara dos Vereadores para que a autorização saia”, explicou Olarte.

O prefeito disse, ainda, que o objetivo disso é que Campo Grande se torne referência em segurança pública em todo país. “Quero que seja modelo para o Brasil. Seremos copiados por outros municípios”, diz.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, para a criação de órgãos e cargos públicos é necessária autorização do Poder Legislativo, nesse caso da Câmara dos Vereadores.

Valério Azambuja afirmou que sua primeira medida como comandante da Guarda Municipal será enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal a fim de especificar as competências dos guardas, bem como equipar seus agentes.

“Já existe a lei federal, mas nós, em um primeiro momento, queremos regulamentar essa lei com uma lei local, mais específica. Vamos conceder porte de arma para cerca de cem agentes, depois disso queremos estender para mais cem”, relata.