Na luta por vaga, Portugal e Gana jogam de olho na Alemanha

Na expectativa por uma vitória da Alemanha contra os Estados Unidos no outro jogo do grupo G, Portugal e Gana se enfrentarão nesta quinta-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em busca de uma vitória para manter vivo o sonho da classificação às oitavas de final da competição. As duas equipes têm […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na expectativa por uma vitória da Alemanha contra os Estados Unidos no outro jogo do grupo G, Portugal e Gana se enfrentarão nesta quinta-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em busca de uma vitória para manter vivo o sonho da classificação às oitavas de final da competição.

As duas equipes têm apenas um ponto. Por isso, além das próprias forças, precisam torcer pela Alemanha, que joga no mesmo horário na Arena Pernambuco contra os Estados Unidos para terem chances de classificação.

Os EUA estão na segunda colocação, com quatro pontos e um gol de saldo. Com um empate, os americanos estarão garantidos nas oitavas. Os alemães lideram com quatro pontos e quatro gols de saldo.

Na lanterna, Portugal precisa marcar muitos gols nos africanos para seguir sonhando avançar. A diferença de saldo entre portugueses e americanos é de cinco gols. Portanto, em caso de vitória simples da Alemanha, Portugal precisa vencer por, no mínimo, 4 a 0, para se classificar.

Já para Gana, uma vitória simples pode ser suficiente para a classificação, desde que seja com pelo menos dois gols marcados. Isso, claro, caso a Alemanha vença em São Lourenço da Mata.

“Enquanto for matematicamente possível, temos esperança. Existe uma série de resultados que fazem com que as coisas não sejam fáceis. Será quase um milagre. Mas temos de nos agarrar a essa esperança, vamos fazer o nosso trabalho e ver o que acontece”, afirmou o lateral João Pereira.

Precisando marcar gols, a grande esperança dos portugueses está em Cristiano Ronaldo. Após atuações apagadas na derrota para a Alemanha (4 a 0) e no empate com os Estados Unidos (2 a 2), o jogador do Real Madrid pode atuar como referência do ataque em função das lesões de Hugo Almeida e Helder Postiga. Com isso, Varela entraria na equipe para jogar pelos lados do campo. A outra alternativa é a entrada de Éder no comando do ataque.

Ainda em função das muitas lesões no elenco, o técnico Paulo Bento deve fazer outras mudanças na equipe. O goleiro Rui Patrício e o lateral esquerdo André Almeida não jogam. Fábio Coentrão já foi cortado da Copa após contusão na coxa direita sofrida na primeira rodada.

Em função da ausência do lateral do Real Madrid e de seu reserva, o zagueiro Ricardo Costa pode ser improvisado na lateral e permitir que Miguel Veloso atue em sua posição original, no meio-campo. Caso contrário, a tendência é que o volante do Dynamo de Kiev atue improvisado na lateral esquerda e William Carvalho faça parte do 11 inicial.

A notícia boa para Paulo Bento é o retorno do zagueiro Pepe, expulso na derrota contra a Alemanha, na primeira rodada da competição.

Já Gana têm apenas um desfalque certo para o jogo desta quinta-feira: o volante Sulley Muntari, do Milan, que já recebeu dois cartões amarelos e está suspenso. O seu companheiro de clube Michael Essien poderia assumir a vaga, mas é dúvida por problemas físicos.

“Ainda temos um jogo e vamos fazer de tudo para estar na próxima fase. Se não nos classificamos, não será por falta de esforço”, afirmou o lateral Harrison Afful.

Conteúdos relacionados