Exército israelense envia tropas para Gaza após lançamento de foguetes

O Exército de Israel começou nesta quinta-feira (3) a enviar tropas para os arredores da faixa de Gaza, após o lançamento de uma série de foguetes do território contra Israel, informou a imprensa local. De acordo com o jornal “Ynet”, o exército se prepara para a possibilidade de uma escalada da tensão na zona, já […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Exército de Israel começou nesta quinta-feira (3) a enviar tropas para os arredores da faixa de Gaza, após o lançamento de uma série de foguetes do território contra Israel, informou a imprensa local.

De acordo com o jornal “Ynet”, o exército se prepara para a possibilidade de uma escalada da tensão na zona, já que Israel considera o Hamas responsável direto pelo disparo dos projéteis procedente do território palestino.

Segundo dados do Exército israelense, um total de 16 foguetes foram disparados nesta madrugada, e pelo menos três deles atingiram estruturas residenciais, causando danos materiais.

Segundo analistas, o Hamas começou a disparar foguetes em resposta à morte do jovem Mohammed Abu Khder, de 16 anos, cujo corpo apareceu queimado e com sinais de violência em uma floresta de Jerusalém, crime que pode ser obra de radicais judeus.

A polícia de Israel investiga a possibilidade de que radicais judeus tenham vingado a morte dos três jovens israelenses desaparecidos durante quase três semanas e cujos corpos foram localizados na segunda-feira, em um vale da Cisjordânia, ação pela qual Israel responsabiliza o Hamas.

Entre os preparativos doEexército israelense está o desdobramento de forças de artilharia que treinavam em outras regiões e foram transferidas para as imediações de Gaza.

Um alto oficial israelense citado pelo “Ynet” indicou que o Exército se “prepara para uma operação mais ampla em Gaza”.

Fontes palestinas, por sua parte, informaram sobre o movimento de embarcações militares israelenses em frente à costa de Gaza, o que poderia ser interpretado como outro sinal de que Israel se prepara para algum tipo de incursão.

Enquanto o governo ainda não adota nenhuma decisão a respeito, outra das hipóteses que os analistas apontam é que o movimento de forças seja uma advertência ao Hamas.

Conteúdos relacionados