Equipe do Prêmio Jovem Cientista visita escolas de MS

Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 11 instituições de ensino de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para apresentar o tema da 28ª edição, Segurança Alimentar e Nutricional. Gestores, professores e estudantes do Ensino Médio receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa e poderão tirar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 11 instituições de ensino de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para apresentar o tema da 28ª edição, Segurança Alimentar e Nutricional. Gestores, professores e estudantes do Ensino Médio receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa e poderão tirar dúvidas sobre a participação no prêmio. Entre as instituições visitadas estão a Secretaria de Estado de Educação, o Colégio Militar de Campo Grande e a Escola Estadual Hércules Maymone.

O Brasil tem papel decisivo no futuro dos alimentos. Possui vasto território agricultável e uma indústria de alimentos dinâmica e competitiva. Mas, também enfrenta grandes desafios que requerem soluções viáveis. Dentre as principais questões, estão: como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de nossa dieta? De acordo com a organização das nações unidas para agricultura e alimentação, mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis, um cenário que torna políticas públicas de segurança alimentar imperativas para o desenvolvimento social. O debate também envolve a cadeia de produção dos alimentos e inclui as opções de transporte, armazenamento e conservação – do campo à mesa. Por tudo isso, o tema segurança alimentar e nutricional é estratégico e urgente na agenda da educação, ciência e inovação.

As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista já estão abertas e se encerram no dia 19 de dezembro. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores interessados em participar encontram todas as informações sobre a premiação e as linhas de pesquisa no site www.jovemcientista.cnpq.br

Os estudantes do ensino médio ainda contam com Webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa. É um material didático gratuito e online que traz vídeos, reflexões, dados, infográficos e alguns desafios importantes que os estudantes podem ajudar a resolver. Para acessar as webaulas, visite: http://www.jovemcientista.org.br/webaulas.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.

Conteúdos relacionados