Equipe do Prêmio Jovem Cientista visita escolas de MS
Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 11 instituições de ensino de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para apresentar o tema da 28ª edição, Segurança Alimentar e Nutricional. Gestores, professores e estudantes do Ensino Médio receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa e poderão tirar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nos dias 23 e 24 de outubro, a equipe do Prêmio Jovem Cientista visitará 11 instituições de ensino de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para apresentar o tema da 28ª edição, Segurança Alimentar e Nutricional. Gestores, professores e estudantes do Ensino Médio receberão dicas para desenvolver os trabalhos de pesquisa e poderão tirar dúvidas sobre a participação no prêmio. Entre as instituições visitadas estão a Secretaria de Estado de Educação, o Colégio Militar de Campo Grande e a Escola Estadual Hércules Maymone.
O Brasil tem papel decisivo no futuro dos alimentos. Possui vasto território agricultável e uma indústria de alimentos dinâmica e competitiva. Mas, também enfrenta grandes desafios que requerem soluções viáveis. Dentre as principais questões, estão: como produzir alimentos sem degradar o ambiente? Como satisfazer às necessidades nutricionais de uma população que cresce e envelhece? Como diminuir o desperdício e aumentar a qualidade de nossa dieta? De acordo com a organização das nações unidas para agricultura e alimentação, mais de 900 milhões de pessoas no mundo se alimentam menos que o suficiente para serem consideradas saudáveis, um cenário que torna políticas públicas de segurança alimentar imperativas para o desenvolvimento social. O debate também envolve a cadeia de produção dos alimentos e inclui as opções de transporte, armazenamento e conservação – do campo à mesa. Por tudo isso, o tema segurança alimentar e nutricional é estratégico e urgente na agenda da educação, ciência e inovação.
As inscrições para a 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista já estão abertas e se encerram no dia 19 de dezembro. Estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior, mestres e doutores interessados em participar encontram todas as informações sobre a premiação e as linhas de pesquisa no site www.jovemcientista.cnpq.br
Os estudantes do ensino médio ainda contam com Webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional, que ajudam a dar os primeiros passos na elaboração da pesquisa. É um material didático gratuito e online que traz vídeos, reflexões, dados, infográficos e alguns desafios importantes que os estudantes podem ajudar a resolver. Para acessar as webaulas, visite: http://www.jovemcientista.org.br/webaulas.
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e conta com patrocínio da Gerdau e da BG Brasil.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Em semana da segurança, Câmara aprova novo tipo de prisão em flagrante
Texto segue para análise do Senado
Vereadores aprovam reforma administrativa de Adriane Lopes que vai ‘enxugar’ Prefeitura em 30%
A proposta foi reformulada para a criação de três secretarias executivas
‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira alvo de reclamações de vizinhos
Bar foi alvo de denúncia há 4 meses e dono foi intimado para ir à delegacia
Com horário estendido, vendas de fim de ano devem movimentar R$ 189 milhões na economia de Campo Grande
A estimativa da CDL aponta uma alta de 5,5% nas vendas de Natal em 2024
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.