Curso preparatório para pós-graduação para negros e indígenas termina hoje

O curso de “Formação Pré-Acadêmica: equidade na pós-graduação”, oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB) em Campo Grande e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em Dourados, teve o prazo de inscrições estendido até hoje. Serão oferecidas 100 vagas, sendo 50 delas na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O curso de “Formação Pré-Acadêmica: equidade na pós-graduação”, oferecido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB) em Campo Grande e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) em Dourados, teve o prazo de inscrições estendido até hoje.

Serão oferecidas 100 vagas, sendo 50 delas na UCDB em Campo Grande e as outras 50 na Uems em Dourados. Em cada localidade, são 20 vagas para indígenas, 20 para negros (pretos e pardos) e dez para graduandos negros e indígenas que estejam cursando o último ano da graduação em 2014.

O objetivo é preparar negros e indígenas para concorrerem a programas de mestrado ou doutorado. Financiado pela Fundação Ford e a Fundação Carlos Chagas, com carga horária de 200 horas, prevê atividades obrigatórias como encontros, aulas práticas, tutoria e avaliações. As matérias oferecidas são, Português Acadêmico, Língua Estrangeira (Inglês), Metodologia de Pesquisa e Projetos e Seminário de Projeto de Pesquisa e podem acontecer, às sextas à noite, sábados, domingos e/ou feriados, o cronograma ainda será elaborado.

Para participar do processo de seleção, o candidato deve ter diploma de graduação, ser oriundo de grupos sociais sub-representados no ensino superior, nominadamente negros (pretos e pardos) e indígenas, e ser brasileiro ou estrangeiro com situação regular no Brasil.

Conteúdos relacionados