CMO completa 29 anos e entrega diploma a personalidades nesta quarta, na Capital

O CMO (Comando Militar do Oeste) promove na próxima quarta-feira (15) atividades em comemoração aos seus 29 anos. Estão previstas formatura militar e entrega do diploma “Amigo do CMO” a várias personalidades civis e militares. Conforme material de divulgação distribuído pelo próprio Exército, o CMO foi criado em 1985. Mas, sua história remonta aos anos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O CMO (Comando Militar do Oeste) promove na próxima quarta-feira (15) atividades em comemoração aos seus 29 anos. Estão previstas formatura militar e entrega do diploma “Amigo do CMO” a várias personalidades civis e militares.

Conforme material de divulgação distribuído pelo próprio Exército, o CMO foi criado em 1985. Mas, sua história remonta aos anos 1700, quando os portugueses fundaram Cuiabá e as primeiras instalações militares surgiram na então Capitania de Mato Grosso.

Os embriões do que viria a se tornar o Comando Militar Regional foram lançados pelo capitão de cavalaria do Exército de Portugal Luiz Albuquerque Mello Pereira e Cáceres. Em 1821 foi criado o Governo das Armas da Capitania de Mato Grosso.

Suas tropas atuaram, por exemplo, durante a Guerra do Paraguai. Atualmente, o CMO, com sede em Campo Grande, abriga unidades que, segundo os militares, são palco de “experimentações doutrinárias”, como o 3º Grupamento de Engenharia, o 9º Grupamento Logístico e o 9º Batalhão de Comunicações, e da implantação dos Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteiras).

A solenidade de aniversário do CMO está marcada para as 10h, no campo de parada da unidade, junto à sede do comando, na Avenida Duque de Caxias.

Conteúdos relacionados