Punido, Felipe Massa se despede da Ferrari atrás do companheiro Fernando Alonso

O Grande Prêmio do Brasil, disputado em Interlagos na tarde deste domingo, marcou a última corrida de Felipe Massa pela Ferrari. Em um retrato dos últimos anos da carreira do piloto, ele não chegou a participar da briga pela vitória e terminou atrás do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, terceiro colocado em São […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Grande Prêmio do Brasil, disputado em Interlagos na tarde deste domingo, marcou a última corrida de Felipe Massa pela Ferrari. Em um retrato dos últimos anos da carreira do piloto, ele não chegou a participar da briga pela vitória e terminou atrás do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, terceiro colocado em São Paulo.

O brasileiro fez um bom começo de prova depois de largar em nono e chegou a ocupar a quinta colocação, mas foi obrigado a passar pelos boxes na 34ª volta como punição por pisar na linha branca na entrada dos boxes. Atrapalhado pela medida, ele cruzou a linha de chegada em sétimo lugar. Massa assumiu a condição de titular da Ferrari em 2006 e dois anos depois perdeu o título mundial para o britânico Lewis Hamilton, então na McLaren, por apenas um ponto. Vítima de um grave acidente no Grande Prêmio da Hungria-2009, o brasileiro virou escudeiro de Alonso a partir de 2010.

Privilegiado pela Ferrari, o astro espanhol foi o principal rival do jovem alemão Sebastian Vettel (Red Bull) ao longo das últimas quatro temporadas. Ainda assim, não conseguiu alcançar o sonhado tricampeonato mundial no volante do mítico carro vermelho.

Enquanto Alonso tinha prioridade da equipe para tentar desbancar Vettel, Massa caiu significativamente de rendimento e sofreu com os pneus em alguns momentos. Ele não vence uma corrida desde o Grande Prêmio do Brasil-2008, quando também conseguiu largar na pole position pela última vez.

Questionado sobre os momentos mais duros durante os oito anos na Ferrari, Massa citou, além do acidente que comprometeu a temporada de 2009, o jogo de equipe do Grande Prêmio da Alemanha-2010, quando foi obrigado a ceder a primeira colocação a Alonso.

As 11 vitórias de Felipe Massa na principal categoria do automobilismo mundial foram conquistadas pela Ferrari. Os triunfos nas edições de 2006 e 2008 do Grande Prêmio do Brasil são apontados pelo piloto como os melhores momentos de sua passagem pela escuderia.

Superado apenas pelo alemão Michael Schumacher (179) em corridas disputadas pela Ferrari, Felipe Massa fez 139 provas na escuderia. Assim, escolheu palavras afetuosas para se despedir da equipe e recebeu o carinho dos integrantes do time, como o chefe Stefano Domenicali.

Conteúdos relacionados