Gilberto Gil canta e recebe prêmio em evento musical na França

Gilberto Gil ganhou mais um prêmio de carreira, desta vez em Paris. O cantor recebeu, na segunda-feira (25), o prêmio Musiques du Monde (Músicas do Mundo), no evento Grand Prix Sacem, que aconteceu no L’a Olímpia, na capital francesa. A premiação anual é realizada pela Sociedade de Compositores, Autores e Editores de Música na França […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Gilberto Gil ganhou mais um prêmio de carreira, desta vez em Paris. O cantor recebeu, na segunda-feira (25), o prêmio Musiques du Monde (Músicas do Mundo), no evento Grand Prix Sacem, que aconteceu no L’a Olímpia, na capital francesa.

A premiação anual é realizada pela Sociedade de Compositores, Autores e Editores de Música na França (SACEM) para laurear profissionais da música. Gil é o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio.

No evento, Gil cantou uma canção francesa chamada “Touche pas à mon pote”, que compôs se inspirando no slogan de uma campanha francesa contra o racismo. O cantor também foi homenageado pela diretora e ministra Yamina Benguigui.

Na semana passada, foi a vez do amigo e companheiro da Tropicália, Caetano Veloso, receber prêmios no Grammy Latino. O compositor venceu nas categorias de melhor álbum de compositor e de arte em encarte, por seu trabalho mais recente, “Abraçaço” (2012).

Fora os prêmios internacionais, Gil e Caetano têm chamado atenção ao defender a autorização prévia para biografias. Nas poucas vezes que falou sobre o assunto, o ex-ministro da Cultura defendeu que o direito à privacidade é um “elo importante da cidadania” e afirmou que “a soberania decisória sobre a vida privada que deve prevalecer”.

Conteúdos relacionados