Campo Grande sedia a primeira etapa do Crioulaço

Na sexta-feira (3) foi realizado no Parque do Peão, em Campo Grande (MS), o 1º Crioulaço. O evento reuniu criadores de várias cabanhas, expectadores e demais apaixonados que prestigiaram as provas da raça crioula. A realização do encontro só foi possível com o trabalho do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Na sexta-feira (3) foi realizado no Parque do Peão, em Campo Grande (MS), o 1º Crioulaço. O evento reuniu criadores de várias cabanhas, expectadores e demais apaixonados que prestigiaram as provas da raça crioula.

A realização do encontro só foi possível com o trabalho do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Mato Grosso do Sul (NCCC/MS) e da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em parceria com o Circuito de Laço Comprido de Mato Grosso do Sul (CLC/MS).

O objetivo do evento foi dar oportunidade aos laçadores do Mato Grosso do Sul, de participarem da semifinal nacional que será realizada de 12 a 14 de julho, em Campo Grande (MS), com premiação de até R$ 10 mil. Na ocasião, Dr.º Rafael Fagundes Sant’anna, médico veterinário, zootecnista e inspetor técnico da ABCCC, esteve presente para confirmar o registro definitivo dos animais que participariam da prova.

Sant’anna afirmou que o bom nível dos animais é o início do Crioulaço. “A tendência é aumentar as participações já que a primeira edição teve grande aceitação pelo público que demonstrou interesse em adquirir mais animais da raça. Eu trabalho em vários Estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Paraná e São Paulo, atendo todos desde 2008 e aqui no Estado, possui um grupo forte de criadores quem vem aumentando em volume. A Exposição Morfológica realizada durante a Expogrande foi a maior até hoje a pelo NCCC/MS e a terceira oficial.”

Paola de Lima, médica veterinária da Cabanha Recuerdos de Campo Grande (MS), disse que “o motivo da minha participação nesse evento, é que o crioulo seja mais conhecido aqui no Estado, eu vim para prova de rédea, só para fazer uma demonstração, com o garanhão Titan da Carovy, campeão de rédea a 8 anos no Estado, filho de La Invernada Tablada (mãe) e de Indauê Baine (pai).”

Marcos Crestani, criador da Cabanha Farrapos de Aquidauana (MS), teve duas duplas classificadas em 2º e 4º lugar, ficou satisfeito com o resultado. “Por ser a primeira prova e apesar dos meus animais não estarem muito preparados, mesmo assim classifiquei duas duplas. O resultado de hoje só foi possível graças ao pessoal que trabalha diretamente com os cavalos, de maneira especial minha filha Gabriela, que toma frente de quase tudo, o Murilo, o Xandinho que muito trabalha para o sucesso da Cabanha, ao Jeferson com seu apoio estratégico, minha gratidão pela conquista ao Givaldo mais conhecido como Sergipe (domador e treinador), ao Juliano conhecido como Chulé e Rodrigo, o Cambota, a conquista é deles, eu só invisto e eles trazem os resultados.”

Sobre o evento Crestani acrescentou: “foi um sucesso, o cavalo crioulo está crescendo e ganhando espaço e reconhecimento no Estado, a raça tem muito a oferecer, serve para trabalho, lazer, passeio, competição, é dócil, inteligente, de pouca exigência alimentar comparada a outras raças e sua manutenção é viável. O criador tem que ter a preocupação em adquirir cavalos de qualidade e com origem”.

Confira o resultado do Crioulaço abaixo:

1º Lugar: Pitangueira de São Batista (Ginete: Arlindo Martins) e Compadre da Tradição (Ginete: Márcio Pirota);

2º Lugar: Bacana da Genética Aditiva (Ginete: Juliano Cesar da Silva) e Ágata da Genética Aditiva (Ginete: Rodrigo da Silva Santos);

3º Lugar: Maravilha 162 da Ronda (Ginete: Anderson Arcas) e Porteira 542 de Nazareth (Ginete: Márcio Pirota);

4º Lugar: Santa Cena Dom Pedro (Ginete: Juliano da Silva) e Chalana do Salsinho (Ginete: Rodrigo da Silva Santos).

Estas duplas estão credenciadas a participar da semifinal nacional que será realizada de 12 a 14 de julho, em Campo Grande (MS), com premiação de até R$ 10 mil.

Para mais informações sobre eventos realizados pelo NCCC/MS entre em contato pelo telefone: (67) 3321-5166.

Conteúdos relacionados