Aécio desembarca no Rio e avisa que decisão sobre Bernardinho só deve sair em março de 2014
Pressionado pelo próprio partido e pelo principal aliando, o DEM, que reivindica apoio dos tucanos a César Maia no Rio de Janeiro, o senador Aécio Neves (PSDB) desembarcou nesta quinta-feira (14) na capital fluminense para esfriar os ânimos da base aliada e avisou: “Decisão da candidatura Bernardinho deve sair só em março de 2014”, segundo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pressionado pelo próprio partido e pelo principal aliando, o DEM, que reivindica apoio dos tucanos a César Maia no Rio de Janeiro, o senador Aécio Neves (PSDB) desembarcou nesta quinta-feira (14) na capital fluminense para esfriar os ânimos da base aliada e avisou: “Decisão da candidatura Bernardinho deve sair só em março de 2014”, segundo contam participantes da reunião.
Na conversa que teve com os tucanos do Rio, Aécio pediu paciência aos correligionários para que o técnico Bernardinho, da seleção brasileira de vôlei masculino, amadureça a proposta de candidatura.
Como adiantou a reportagem de Terra Magazine, Bernardinho está sendo pressionado pela família a não aceitar a proposta de candidatura ao governo do Rio de Janeiro pelo PSDB.
A própria esposa do técnico, a ex-jogadora Fernanda Venturini, declarou a esse blog que a candidatura do marido não existe e que trata-se de “invenção de Aécio Neves”, que estaria tentando impor a candidatura na base da pressão contra o marido.
Além do fator familiar, Bernardinho tem contratos a cumprir com patrocinadores até janeiro e teme que uma eventual entrada na vida pública possa prejudicar a imagem dele perante esses patrocinadores.
Aposta única
Entre os tucanos fluminenses, a aposta em Bernardinho continua sendo o único plano do partido para a eleição de 2014.
Segundo o presidente estadual da legenda, deputado estadual Luiz Paulo Corrêa, “Bernardinho precisa de tempo para amadurecer a ideia”. “Se perguntar para a minha esposa, ela também vai dizer que não quer que eu seja candidato a nada. A decisão é do Bernardinho e ele precisa de tempo para amadurecer a ideia”, declarou o presidente estadual do PSDB.
“Jogamos a decisão para depois do Carnaval porque até lá os cenários estarão mais bem definidos e o Bernardinho terá mais tempo para refletir e analisar a conjuntura”, afirma Luiz Paulo Corrêa.
No encontro com os tucanos no Rio, Aécio desautorizou por hora que o PSDB inicie as articulações para um plano B, caso Bernardinho realmente recline do convite. “As tratativas estão sendo feitas diretas pelo Aécio. Apesar das informações da mídia, o papo com ele foi bastante animador e o técnico continua sendo a única aposta”, conta o deputado federal Otávio Leite (PSDB).
Intimidade
Aécio e Bernardinho são velhos amigos e gozam da intimidade um do outro. As negociações da eventual candidatura estão sendo conduzidas exclusivamente pelo cacique tucano.
O próprio presidente do PSDB fluminense, deputado Luiz Paulo, declarou que nem “sequer conhece Bernardinho”. Mas que “confia na articulação do presidente nacional e pré-candidato à presidência do partido”.
“O Bernardinho é tudo que nós sempre quisemos: uma candidatura da sociedade, que represente os questionamentos dos fluminenses e que seja acima de qualquer suspeita moral. Mas ele continua sendo ainda uma hipótese, que pode se confirmar ou não”, diz o presidente do PSDB-RJ.
Plano B
A preocupação do diretório fluminense, no entanto, é que a iminente negativa de Bernardinho prejudique as articulações no Estado e deixe o partido refém de eventuais aliados.
A executiva estadual quer que Aécio inicie um plano B imediato para acalmar o ímpeto do DEM e das lideranças do próprio PSDB no Estado.
O plano B do PSDB fluminense passa pelo lançamento de uma candidatura alternativa a Bernardinho, que primeiramente pode ser os deputados Otávio Leite ou do próprio Luiz Paulo, ou a articulação para o lançamento de um candidato único de uma frente partidária formada pelo PSDB, DEM, PPS, PV e até, quem sabe, o PSB de Romário.
Esse candidato eventualmente pode até ser César Maia, segundo o presidente estadual do PSDB. “Não descartamos nada. É cedo ainda pra decidir”, pontua Luiz Paulo Corrêa.
“O DEM não abre mão da candidatura própria e já avisou ao Aécio. Temos quase 12% de intenção de voto no Estado com César Maia e isso nos torna mais competitivos até agora que as candidaturas de laboratório que o PSDB tenta nos impor”, atira o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), filho de César Maia. “Não dá para eu justificar aos nossos eleitores porque é que nós só damos apoio e nunca recebemos do PSDB”, completa Maia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.