Projeto de integração na fronteira visa fomentar desenvolvimento econômico
Para tratar a integração competitiva de micro e pequenas empresas em ambiente de fronteira, foi realizada nesta quarta-feira (14) uma reunião que serviu para sistematizar um conjunto de ações a serem desenvolvidas junto ao comércio fronteiriço. As ações serão planejadas conjuntamente entre o Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS) as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para tratar a integração competitiva de micro e pequenas empresas em ambiente de fronteira, foi realizada nesta quarta-feira (14) uma reunião que serviu para sistematizar um conjunto de ações a serem desenvolvidas junto ao comércio fronteiriço.
As ações serão planejadas conjuntamente entre o Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS) as instituições de ensino superior públicas do Estado (UEMS, UFMS, UFGD e IFMS), juntamente com a Universidad Columbia del Paraguay e Fundación Centro de Información y Recursos para el Desarrollo.
Para a Assessora de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UEMS, Adriana Rochas, a cooperação entre as instituições estaduais é fundamental para que o Estado passe a projetar com mais propriedade seus relacionamentos com instituições internacionais.
“A ação de cooperação entre as instituições visa a operacionalizar o projeto MS Sem Fronteiras que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico, sustentável e integrado dos territórios, aproveitando o ambiente de fronteira como oportunidade de expansão produtiva e fortalecimento das instituições”, diz Adriana.
As instituições de ensino envolvidas ficam incumbidas de desenvolver projetos que fortaleçam a economia nessas regiões. Inicialmente, no caso da Universidade Estadual, os cursos mais envolvidos no projeto seriam os de Administração, Contabilidade e Ciências Econômicas, da unidade de Ponta Porã, tanto pelo perfil das graduações, quanto pela proximidade à fronteira com o Paraguai.
Entre as principais áreas de atuação do projeto estão a formação de redes e desenvolvimento de capacidades entre os agentes do comércio e indústria na fronteira; a promoção do acesso a serviços empresariais; fomento aos projetos empresariais sustentáveis e inovadores; e de bens públicos.
De acordo com a assessoria da UEMS, o MS Sem Fronteiras atuará com prioridade em algumas cidades da fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia: Pedro Juan Caballero – Ponta Porã; Corumbá – Puerto Suarez; Ladário – Puerto Quijarro.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.