Primeira etapa da pesquisa sobre bullying e violência em MS encerrada

A primeira etapa da pesquisa que tem por objetivo mapear as situações de bullying e violência nas escolas e em seu entorno, encerrou ontem (31). Com pouco mais de 30 mil questionários respondidos vindos de todo o Estado, será possível identificar alguns fenômenos ocorridos dentro e fora das escolas.  É a primeira vez que o […]

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A primeira etapa da pesquisa que tem por objetivo mapear as situações de bullying e violência nas escolas e em seu entorno, encerrou ontem (31). Com pouco mais de 30 mil questionários respondidos vindos de todo o Estado, será possível identificar alguns fenômenos ocorridos dentro e fora das escolas.
 
É a primeira vez que o Estado realiza um projeto com tamanha dimensão de amostra e só está sendo possível graças ao “Projeto Tosco em Ação”, desenvolvido desde 2009, por meio do livro “Tosco”, escrito pelo psicólogo Gilberto Mattje. A realização é do Núcleo de Pesquisa e Núcleo de Projetos Educacionais da Editora Alvorada e Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS.
 
Com estes dados será possível fazer uma espécie de raio x da juventude sul-mato-grossense. Para se ter uma ideia do que isto representa, será possível saber quantos jovens e professores já passaram por situações de  agressão e violência em suas escolas, em sua comunidade e de que maneira ocorreu.
 
A Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Editora Alvorada, Fernanda Pimentel F. de Miranda,  está animada com a quantidade de questionários respondidos. “Com a qualidade dos dados obtidos poderemos construir indicadores sobre o fenômeno da violência e observar com mais atenção o olhar do adolescente e do professor sobre as questões sociais que se referem ao tema”, comentou.

Os resultados obtidos só ilustram o que os veículos de comunicação e a sociedade já vinham percebendo:  é alto o número de pessoas que passam por situações de agressão em seu cotidiano. “Apesar disso, é sempre uma surpresa, pois não temos dados oficiais. Outra questão que estamos comprovando é que a escola mudou, as relações mudaram. E o Projeto Tosco em Ação vem exatamente para combater estes problemas por meio desta inovadora proposta educacional”, completou Fernanda Miranda.

 A expectativa é que os relatórios primários da amostragem final sejam divulgados a partir da segunda quinzena deste mês no site do projeto: www.editoraalvorada.com.br/livrotosco. Além disso, a pesquisa pós estará disponível para os professores e alunos responderem também em junho.
 
 
Projeto Tosco em Ação

O livro Tosco foi lançado em 2009, e desde então vem sendo trabalhado por meio do “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”. Nestes quatro anos, o projeto conseguiu abranger as escolas da rede municipal de Campo Grande, todas as Unidades Socioeducativas de Internação e Semiliberdade de MS, e aproximadamente 340 escolas da rede pública estadual, envolvendo seus 79 municípios. Estima-se que já tenha alcançado mais de 200 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades.

Os professores que trabalham com o projeto são unânimes em afirmar que se trata de uma evolução na educação. Além do estímulo à leitura, o que os surpreende é o interesse provocado pelo livro e a identificação imediata.
Vale lembrar que cada escola que participa do projeto tem um acompanhamento e assessoria contínua durante a aplicação e o desenvolvimento do projeto por meio de reuniões e fóruns online com o apoio da Editora Alvorada.

Serviço: Projeto Tosco em Ação já tem pouco mais 6 mil seguidores na Fan Page: www.facebook.com.br/livrotosco. Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham experiências.

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