OAB é favorável às cotas e condena a banalização do sistema
As ações que contestam a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas por meio das cotas raciais e o perfil do estudante apto a receber bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) estão sendo julgadas nesta quarta-feira (25) pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Para o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As ações que contestam a constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas por meio das cotas raciais e o perfil do estudante apto a receber bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) estão sendo julgadas nesta quarta-feira (25) pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Para o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Duarte, a cota gera oportunidades na educação. “A mais importante igualdade é a oportunidade da educação. Enquanto brasileiros não podemos abrir mão. É fato que algumas classes sociais têm maior dificuldade de acesso à educação de qualidade”, enfocou.
Segundo Duarte, a princípio a OAB não é contra o sistema de cotas. “Elas são destinadas para reduzir a desigualdade que existe”, avaliou.
Duarte recordou que houve um processo pedindo cotas destinadas aos indígenas, verificando a constitucionalidade das cotas.
O presidente da OAB destacou que não pode haver generalização e banalização das cotas. “Com propósito de sanar uma desigualdade criar outra, tornando em favorecimento”.
Sistema
Com relação ao sistema de cotas, a assessoria de comunicação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) informou que a instituição não possui porque não houve proposta interna.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Paulo Mathias é demitido do SBT quatro dias após fim do Chega Mais: “Gratidão”
Após 10 meses, Paulo Mathias é demitido do SBT; desligamento do comunicador aconteceu quatro dias depois do fim do Chega Mais
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Vereadores também analisam subsídio de R$ 19,5 milhões ao Consórcio Guaicurus para pagar a diferença entre tarifa técnica e tarifa popular
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.