O estranho caso do refrigerante caseiro
Marca que comercializa produtos para produzir refrigerantes em casa desafia gigantes do setor ao associá-los à produção de lixo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Marca que comercializa produtos para produzir refrigerantes em casa desafia gigantes do setor ao associá-los à produção de lixo
A marca SodaStream comercializa um sistema de gaseificação de bebidas que, segundo a fabricante, faz com que famílias economizem até 2 mil garrafas plásticas por ano. Com a linha de produtos, é possível, por exemplo, produzir refrigerante de cola em casa – a SodaStream vende desde a máquina de produção de gás até xaropes de diferentes sabores para produzir a bebida.
Para transmitir seu conceito “sustentável”, a empresa contratou ninguém menos que Alex Bogusky, por meio de sua Common, a comunidade de criativos para desenvolver negócios especializados em sustentabilidade criada em 2011. O resultado é um comercial que mostra, na prática, como as máquinas da SodaStream excluem a necessidade de comprar garrafas PET (assista abaixo).
O comercial foi exibido em diversos mercados, como Estados Unidos, Austrália e Suécia. Por aqui, a campanha não foi veiculada (os produtos da SodaStream são importados pela M.Cassab, que não tem planos de veicular campanha em mídia para a marca antes do fim de 2013). No Reino Unido, porém, ele foi barrado pelo ClearCast, uma espécie de Conar inglês, de caráter privado, pertencente às principais emissoras de TV.
A censura, atribuída à forma desleal como a marca se referia às principais marcas de refrigerante, gerou desconfiança em relação ao órgão. A SodaStream defendeu que a decisão foi tomada com base nos interesses comerciais das emissoras, já que marcas de refrigerante representam uma fatia importante de seu faturamento com venda de espaços publicitários.
Ainda em reação à medida, a SodaStream veiculou campanha em mídia impressa denunciando a censura – e reforçando a mensagem de que seus produtos contribuem para diminuir a produção de lixo. Desta vez, a agência escolhida foi a israelense Studio 0304 – a nacionalidade da agência coincide com a sede da empresa, também em Tel Aviv.
Para não deixar a polêmica morrer, a marca também já anunciou que irá anunciar no intervalo do Super Bowl, o espaço publicitário mais caro dos Estados Unidos. Desta vez, porém, não conta com os serviços criativos de Bogusky. Mas o palco da briga já dá indícios de que o duelo será interessante. Com Advertising Age.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.