O tereré e a água gelada serão aliados para amenizar o calor intenso e o tempo seco previstos para o fim de semana em Mato Grosso do Sul. O calor intenso e a baixa umidade do ar não darão trégua, com temperaturas acima de 38°C e umidade do ar entre 25 e 45%.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o ar seco e a onda de calor são favorecidos pela atuação de uma alta pressão atmosférica. Este sistema meteorológico atua como um bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens e chuvas em grande escala. Aliado a este sistema, os ventos do quadrante norte intensificam o ar quente e seco sobre o Estado.

Na sexta-feira (3), com baixa probabilidade, Porto Murtinho e a região do extremo sul têm uma pequena chance de registrar pancadas de chuvas isoladas devido à aproximação de uma frente fria. Nestas regiões, deverá ocorrer uma leve queda das temperaturas.

Além disso, o transporte de calor e umidade, juntamente com um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, podem favorecer a formação de instabilidades. Porém, ao longo do final de semana, as temperaturas sobem novamente. A intensa massa de ar quente e seco segue impedindo o avanço das frentes frias para as demais regiões do Estado, deixando o tempo quente e seco.

Estão previstas mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 32 e 36°C para as regiões sul, sudeste e leste. Nas regiões sudoeste e pantaneira, esperam-se mínimas entre 22 e 27°C e máximas entre 28 e 37°C. Para as regiões norte e bolsão, esperam-se mínimas entre 19 e 23°C e máximas entre 33 e 35°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21 e 23°C e máximas entre 32 e 34°C.

Sem chuvas

Ainda conforme o monitoramento, o clima desértico permanece até o dia 10, pois não há previsão de chuva significativa no Estado. O prognóstico indica que até dia 18 podem, pontualmente, ocorrer pancadas de chuvas, com destaque na região de Porto Murtinho, extremo sul e sudeste do Estado.