Nível do rio Paraguai cai e deve ficar abaixo de 1 metro em novembro

Análise do comportamento do rio Paraguai prevê sequência de queda do nível do rio em Ladário. A avaliação, feita pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério das Minas e Energia (MME), é que logo na primeira semana de novembro a altura já se encontre abaixo da marca de 1 metro na […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Análise do comportamento do rio Paraguai prevê sequência de queda do nível do rio em Ladário. A avaliação, feita pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério das Minas e Energia (MME), é que logo na primeira semana de novembro a altura já se encontre abaixo da marca de 1 metro na centenária régua ladarense, mantida pelo Serviço de Sinalização Náutica do 6º Distrito Naval.

Na segunda-feira, 22 de outubro, o rio media 1,21 metro em Ladário. A marca é mais de 50 centímetros menor que o 1,76 metro atingido exatamente no mesmo dia do ano passado. 

Num período de trinta dias, entre setembro e outubro de 2012, a altura do rio Paraguai caiu 69 centímetros. O nível passou de 1,90 metro em 22 de setembro para 1,21 metro registrados no dia de ontem, 22 de outubro. Nesse espaço de tempo o nível de redução foi de pouco mais de 2 centímetros por dia.

Pelas projeções do CPRM, o rio Paraguai deve atingir 95 centímetros até o dia 02 de novembro. Para o dia 09 do mês que vem, a altura deve chegar a 85 cm e em 16 de novembro deverá medir 76 centímetros. O nível nesta terça, dia 22, é de 1,20 metro.

Os dados da Sinalização Náutica do 6º Distrito Naval – que monitora o comportamento do rio Paraguai em Ladário desde 1900 – mostram que este ano, o nível mínimo do rio nessa região foi de 82 centímetros entre os dias 1º e 03 de janeiro. O nível máximo ocorreu em 25 de julho com a marca de 2,96 metros.
Abaixo do zero da régua
O fato de a régua marcar níveis abaixo de 1 metro não significa que as pessoas podem atravessar o rio Paraguai a pé, isso porque a régua foi instalada num local de fácil leitura (margem direita do rio) assim, o zero da régua não corresponde ao local mais profundo. Se o nível da água do rio Paraguai, em Ladário, atingisse a marca de zero centímetro, mesmo assim o rio nesse local teria uma largura de aproximadamente 250 metros e uma profundidade média de 4 metros.
Historicamente, o nível negativo na régua ladarense já aconteceu. Em 1964, o rio Paraguai ficou 61 centímetros abaixo do zero da régua.
Segundo a CPRM, “a estação de Ladário no rio Paraguai vem apresentando valores de cota de nível d’água abaixo da curva de permanência de 50%. Atualmente o nível d’ água encontra-se em declínio”. Mesmo em fase constante de redução, o rio ainda não entrou na área classificada como Zona de Atenção de vazante, pela Companhia de Pesquisa.
De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, em 113 anos de observação das cotas de Ladário, os níveis mínimos anuais ocorreram 32 vezes nos meses de novembro e dezembro, 27 em janeiro, 16 em outubro, 4 em setembro e uma em fevereiro. Quanto ao pico máximo, 51 aconteceram em junho, 26 em maio, 21 em julho, 11 em abril, 2 em março e uma em agosto.

Conteúdos relacionados