A concessionária responsável pela gestão da Limpeza Urbana e o Manejo de Resíduos Sólidos do Município de Campo Grande inicia seus serviços no dia 21 de novembro. Na segunda quinzena de dezembro o aterro sanitário Dom Barbosa I, conhecido como lixão, será desativado, enquanto que o aterro Dom Barbosa II começara a funcionar “dentro das exigências ambientais”.
Segundo o superintendente executivo do Consórcio, Élcio Terra, o aterro Dom Barbosa I será desativado antes do Natal. “Vamos garantir que os catadores de lixo do local não fiquem sem renda e integrem a cooperativa”, destacou. “Depois de fechado o aterro não permitiremos a entrada de mais ninguém”, emendou.
Élcio comentou que os trabalhadores que não aderirem à COOPERMARAS, terão outras oportunidades como cursos de capacitação profissionais entre outros. “O pessoal que aderir será devidamente absorvido com a reciclagem”, declarou.
De acordo com ele, no momento que o lixão for desativado, o aterro Dom Antônio Barbosa II começará seu funcionamento dentro das exigências ambientais. Além disso, a Usina de Reciclagem onde os catadores vão trabalhar também estará funcionando.
Conforme o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), tudo foi feito de forma a garantir que nenhum trabalhador fique sem trabalho. “Nem por meio dia eles ficarão sem trabalhar”, finalizou.