Mais uma vez, a justiça estadual de Mato Grosso do Sul demonstrou seu engajamento com a prestação jurisdicional. Prova disso foi a presença do juiz Eguiliell Ricardo da Silva, que atuava em substituição na 1ª Vara Cível da Comarca de Corumbá, na região do Taquari, para realizar um casamento comunitário.

A ação faz parte do Programa Social Povo das Águas, que teve sua edição na Colônia Cedrinho. De acordo com o juiz, para chegar ao local foi necessária uma parceria com a Marinha, que disponibilizou um helicóptero e possibilitou o deslocamento do juiz, além dos representantes da Defensoria Pública e Ministério Público.

Para o magistrado foi uma experiência nova. “Os casais já viviam em união estável e oficializaram o relacionamento. Fomos bem recebidos e, com a ação, percebemos que as famílias ribeirinhas nunca tiveram contato com juiz ou qualquer outro profissional que trabalha em atividades do judiciário. Eles são muito receptivos e era visível a alegria com a oficialização da união”, contou.

As crianças fizeram uma apresentação especial depois que o juiz realizou a audiência com os casais e ouviu as testemunhas, com a participação da promotora Viviane Zuffo Vargas Amaro e da defensora Lídia Helena. A cerimônia ainda teve direito a marcha nupcial e apresentação de um saxofonista da banda Manoel Florêncio. A dama de honra de um dos casais foi a filha de oito anos.

O Programa Social Povo das Águas é uma realização do Poder Executivo de Corumbá e da solenidade participaram também o prefeito de Corumbá, a secretária especial de Integração das Políticas Sociais, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, o secretário de Gestão Governamental e a secretária de Saúde do município.