Imunização contra gripe começa com meta de vacinar 130 mil pessoas na Capital
Para se vacinar é preciso levar apenas RG ou cartão do SUS e secretario avisa que não há risco de efeitos colaterais, a não ser para alérgicos a proteína de ovo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para se vacinar é preciso levar apenas RG ou cartão do SUS e secretario avisa que não há risco de efeitos colaterais, a não ser para alérgicos a proteína de ovo
O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o secretario de saúde, Leandro Mazina, abriram a campanha nacional de vacinação contra a gripe na manhã de hoje (5), com o dia “D”. A meta é imunizar cerca de 130 mil pessoas na Capital e mais de 340 mil em todo o Estado. As vacinas são direcionadas a gestantes, crianças a partir de seis meses e até dois anos de idade, pessoas acima de 60 anos, população indígena, trabalhadores da área da saúde e população carcerária. De acordo com o secretário, a recomendação do Ministério da Saúde abrange apenas esse público por conta da baixa imunidade que eles apresentam e, no caso dos trabalhadores de saúde, pelo contato sucessivo com pessoas infectadas.
Mazina informou que a vacina não apresenta risco algum e que apenas pessoas com alergia severa a proteína do ovo, devem consultar um médico antes de se vacinar. “É importante que fique claro para as gestantes e pessoas acima de 60 anos que é fundamental participar da campanha. Uma gripe durante a gravidez, por exemplo, é um quadro que pode gerar diversas complicações, assim como nos caso dos idosos”, explicou. Segundo ele, é preciso que se dê esclarecimento a população sobre o assunto, para que ao contrário do que aconteceu no ano passado, a saúde atinja a meta estabelecida pelo Ministério, em 2012.
Para se vacinar é preciso levar apenas um documento pessoal ou cartão do SUS. Pessoas que estão de passagem, vinda de outras cidades, também pode participar. No caso das crianças que serão vacinadas pela primeira vez, será necessário tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Já aquelas que receberam uma ou duas doses, no ano passado, vão receber apenas uma dose este ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.
Os posto de vacinação funcionam no horário comercial (07h as 11h e das 13h as 17h), nas 72 unidades básicas de saúde, e em 84 postos espalhados pela cidade, que estão instalados nos supermercados da rede Comper, Atacadão, Extra e Walmart, shopping Campo Grande e posto volante – que até o dia 12 estará na avenida AFonso Pena, entre as ruas 13 de Maio e 14 de Julho, e a partir do dia 14 será transferido para o Mercadão Municipal.
A vacina protege contra três cepas (subtipos) de vírus que mais circularam no país no ano passado, inclusive, a influenza A (H1N1) – gripe suína. As reações adversas são leves e podem causar dor ou sensibilidade no local da injeção. A campanha vai até o dia 25 de maio.
Clique aqui e confira o endereço para vacinação mais próximo de você.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.