Os interessados em ingressar no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) devem realizar o Exame de Seleção da instituição. As inscrições estão abertas e vão até 13 de janeiro de 2013. A prova ocorre dia 17 de fevereiro. Em Nova Andradina são oferecidas 80 vagas nos cursos técnicos gratuitos em Agropecuária e Informática.

As inscrições são realizadas no site do Instituto: www.ifms.edu.br e custam R$ 35. Para concorrer à vaga, basta ao aluno ter concluído o ensino fundamental. Quem não tiver acesso à internet pode utilizar os computadores disponíveis no Câmpus Nova Andradina do IFMS, situado na Fazenda Santa Bárbara, s/n, MS-473, KM 23. O serviço funcional das 14h às 16h e das 19h às 20h.

Metade das vagas é destinada aos candidatos que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. A comprovação deverá ser feita no ato da matrícula. Não serão considerados cotistas estudantes que receberam bolsa de estudo em escola privada. No ensino técnico ofertado pelo IFMS, as aulas são integradas.

Além das disciplinas básicas do ensino médio, os alunos também têm acesso ao conhecimento técnico no curso que escolherem, seja ele Agropecuária ou Informática.

Isenção da inscrição – O prazo para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção termina sexta-feira (14).

Para obter o benefício, é preciso comprovar baixa renda. O interessado deve preencher o requerimento de isenção – disponível na página do Instituto – e entregá-lo junto à ficha de inscrição assinada e cópias de um documento oficial com foto e do comprovante do Número de Identificação Social (NIS), na unidade do IFMS em Nova Andradina. A resposta ao pedido de isenção será publicada até 14 de janeiro. O candidato que não for contemplado deverá efetuar o pagamento do boleto até 16 de janeiro.

Ensino técnico – No total, o Instituto oferece 880 vagas distribuídas em sete municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas para os aprovados no Exame de Seleção começam em março de 2013.