Fundação de Cultura realiza ciclo de palestras sobre patrimônio cultural na UCDB

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza no dia 8 de maio (terça-feira), às 13h30, no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco o 1º Ciclo de Palestras na área de patrimônio cultural. Com o tema Geopark Bodoquena-Pantanal, o Ciclo de Palestras tem como objetivo a promoção de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza no dia 8 de maio (terça-feira), às 13h30, no Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco o 1º Ciclo de Palestras na área de patrimônio cultural.

Com o tema Geopark Bodoquena-Pantanal, o Ciclo de Palestras tem como objetivo a promoção de um painel de debates que o evidencie, além de reforçar a identidade cultural de Mato Grosso do Sul e o sentimento de pertencimento local dos participantes.

O evento contará com palestras da profª msc. Neusa Narico Arashiro, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, do mestre em Desenvolvimento Local Geancarlo Merigue, da Fundação de Turismo e do Prof. Dr. José Rímoli, da Fundação de Ensino, Ciência e Tecnologia. O evento é gratuito e haverá certificado de participação.

O Geopark Bodoquena – Pantanal envolve em Mato Grosso do Sul 39.700 quilômetros quadrados da região Sudoeste, onde estão situadas diversas riquezas geológicas. Encontra-se nos territórios dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Ao todo estão inseridos nesta área 54 geossítios, entre grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes e monumentos.

Com o decreto estadual nº. 12.897, de 22/12/2009, o governo do Estado passa a ter um aparato legal para que a região seja reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e inserida na GGN, ou seja, na Rede Mundial de Geoparks. O documento formaliza diversas atividades já consolidadas, tanto nas escalas de preservação e pesquisa quanto nas áreas de turismo e desenvolvimento.

Nesse Ciclo de Palestras a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul discutirá com os mestrandos as particularidades do Geopark Bodoquena – Pantanal, que possui diversos aspectos característicos de um geopark nos moldes da Unesco, como a presença de fósseis de preguiças-gigante, tigres dente-de-sabre e mastodontes. Há ainda fósseis dos primeiros seres vivos surgidos no planeta.

O local também abriga diversos sítios arqueológicos e históricos relevantes que contam a história da mineração em Corumbá e a Retirada da Laguna, além de um rico patrimônio cultural traduzido pelo modo de vida pantaneiro, pelas artes gráficas e pelas cerâmicas terena e kadiwéu.

“Essa ação educativa divulga amplamente a paisagem cultural em nosso Estado e o debate oportuniza suporte teórico acerca desse tema tão amplo que é o Geopark, destacando as áreas de cultura, turismo e desenvolvimento”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

O Ciclo de Palestras é uma ação do projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger”, ressaltando a preocupação da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura para com a preservação da cultura regional.

Serviço: Para outras informações e inscrições com a professora Maria Christina Félix, da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, pelos telefones 3316-9164 ou 8408 5153.

Conteúdos relacionados