FMI avança para reforçar poder dos emergentes
Os grandes países do Fundo Monetário Internacional avançaram nesta quarta-feira na definição de uma reforma que dará maior peso aos países emergentes dentro da instituição, revelou uma fonte ligada ao Conselho de Administração do FMI. A fonte disse à AFP que durante uma discussão preliminar sobre o tema, os principais membros do FMI acertaram as […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os grandes países do Fundo Monetário Internacional avançaram nesta quarta-feira na definição de uma reforma que dará maior peso aos países emergentes dentro da instituição, revelou uma fonte ligada ao Conselho de Administração do FMI.
A fonte disse à AFP que durante uma discussão preliminar sobre o tema, os principais membros do FMI acertaram as bases de um novo modo de cálculo das cotas e dos direitos de votação na instituição, restando apenas os detalhes e a redação do texto.
Os progressos foram tão importantes que as divergências entre os países ricos e emergentes poderão ser superadas muito rapidamente, sem a necessidade de longas negociações, como se previa inicialmente, destacou a fonte.
Os países integrantes do FMI se comprometeram a modificar a fórmula matemática de cálculo das cotas e do direito de voto antes do prazo de janeiro de 2013.
Segundo a fonte ligada ao Conselho do FMI, o administrador brasileiro Paulo Nogueira Batista apresentou propostas que foram favoravelmente acolhidas por seus principais pares.
Brasília vincula a solução deste tema ao aumento de sua contribuição aos recursos financeiros do FMI, algo que os europeos defendem.
A presidente Dilma Rousseff disse na terça-feira, durante sua visita a cidade alemã de Hannover, que os países emergentes estão “de acordo em participar do aumento dos recursos do FMI”, mas em troca desejam uma maior participação nas estruturas da instituição.
O FMI anunciou em janeiro que planeja aumentar sua capacidade de crédito em 500 bilhões de dólares para enfrentar a crise da zona do euro e suas consequências no restante do mundo.
Até o momento, apenas a zona do euro aceitou participar da operação do Fundo, prometendo 150 bilhões de euros (197 bilhões de dólares).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.