Exército faz adestramento em blitz junto com a PM em Campo Grande

Exército e Polícia Militar fazem uma blitz na rua Fernando de Noronha, ao lado do cemitério Santo Amaro no bairro Vila Sobrinho em Campo Grande como forma de adestramento dos militares das Forças Armadas para atuações em fronteiras e demais operações. Mesmo com o cunho de treinamento do exército, a PM fez o trabalho ostensivo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Exército e Polícia Militar fazem uma blitz na rua Fernando de Noronha, ao lado do cemitério Santo Amaro no bairro Vila Sobrinho em Campo Grande como forma de adestramento dos militares das Forças Armadas para atuações em fronteiras e demais operações.

Mesmo com o cunho de treinamento do exército, a PM fez o trabalho ostensivo normalmente. Até por volta de 11h30, aproximadamente 8 motos e 15 carros foram notificados por conta de documentação irregular.

No total, 35 homens da 9ª Companhia de Guardas (9ª Cia Gd) e nove, sendo sete do 1° BPM e dois da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran) fizeram a fiscalização. Uma das funções da 9ª Cia Gd é a da manutenção da ordem nos centros urbanos, por prazo limitado.

Um exemplo foi a Operação Nabileque onde 800 militares permaneceram em pontos estratégicos de rodovias que levam ao Paraguai e interior do Estado na coibição de crimes fronteiriços, ambientais e descaminho em agosto de 2010.

Por conta do risco da Aftosa em janeiro deste ano a Forças Armadas esteve presente em seis municípios de MS com 100 homens na Operação Boiadeiro em monitoramento junto ao Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e da Seprotur (Secretaria de Estado e de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo).

“Essa blitz acaba tendo uma dupla função que é o adestramento e o trabalho da polícia”, diz o major Brusch da 9ª Cia Gd.

“Está certo, as Forças Armadas só contribui com esse serviço”, diz o técnico de informática Luiz Augusto Pereira.

“A atuação do exército pode inibir a ação criminal com essas operações”, argumenta a comerciante Raquel Almeida de 28 anos. A blitz que acontece até as 15h, se estende até a próxima quinta-feira (17).

Conteúdos relacionados