Geral

Ema é capturada ao chegar sozinha em hospital veterinário de Dourados

Uma Ema foi capturada na manhã de ontem (30) depois de chegar sozinha até o Hospital Veterinário da Unigran, em Dourados. A ave apareceu e chamou a atenção dos estudantes e dos veterinários. Arisca, ela deu trabalho antes de ser capturada. Mais calma e sem nenhum ferimento, a ema será transferida para a Polícia Militar […]

Arquivo Publicado em 31/08/2012, às 12h20

None
280762630.jpg

Uma Ema foi capturada na manhã de ontem (30) depois de chegar sozinha até o Hospital Veterinário da Unigran, em Dourados. A ave apareceu e chamou a atenção dos estudantes e dos veterinários. Arisca, ela deu trabalho antes de ser capturada.


Mais calma e sem nenhum ferimento, a ema será transferida para a Polícia Militar Ambiental (PMA) e, em seguida, deverá ir para Campo Grande, onde funciona o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).


A coordenadora do hospital, Fernanda Zauith, conta que o aparecimento de animais silvestres não é tão raro assim. “É muito comum esses aparecimentos, especialmente por causa dos terrenos baldios nesta parte da cidade, tem bastante bicho que aparece assim”, diz.


A orientação nesses casos é não tentar capturar o animal e ligar imediatamente para a Polícia Militar Ambiental (PMA) ou para o próprio Hospital Veterinário. “O ideal é que a pessoa nos ligue com urgência, pra gente tentar ir recolher, pois dependendo do animal, se for muito bravo, é preciso inclusive usar um sedativo”, explica Fernanda.


Quando não existe outra opção e o animal precisa ser contido na hora, a médica veterinária aconselha muita cautela. “É preciso muito cuidado, pois animais silvestres são muito ariscos, eles não estão acostumados com o contato humano, é preciso saber capturar esse animal para não se machucar”, conclui.


No caso de animais feridos que podem ser encontrados na beira das estradas ou mesmo nos arredores da cidade, o procedimento é o mesmo e, quanto mais rápido esse animal for socorrido, maiores são as chances de ele se recuperar. “O quanto antes esse animal chegar aqui, melhor, pois nós poderemos entrar com uma medida emergencial. Depois de atendido e medicado, esse animal pode ser encaminhado para a polícia”, diz.


Quem encontrar algum animal silvestre em situação de risco pode entrar em contato com o Hospital Veterinário pelo (67) 3411-4199 ou diretamente com a Polícia Militar Ambiental pelo (67) 3428-0384.

Jornal Midiamax