O Dia do Trabalhador foi lembrado na noite desta quinta-feira (26/4) durante sessão solene proposta pelo deputado Felipe Orro (PDT). Na ocasião foi entregue a 23 personalidades a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul.

A data do Dia do Trabalhador é comemorada tradicionalmente no dia 1º de maio, contudo a Casa de Leis se antecipou em prestar homenagem especial a pessoas que, com uma história de luta e realizações, representam os vários trabalhadores do Estado.

Em seu discurso, Felipe Orro destacou a luta dos trabalhadores e suas conquistas, tais como a lei que criou a Justiça do Trabalho, em 1941, e o aumento do salário mínimo nas últimas décadas. “Um evento como este traz mais do que premiação, é um momento de reflexão para recordarmos as lutas e ainda o que tem de ser feito em prol dos trabalhadores”, afirmou.

Já o deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) também destacou o evento e disse que a comenda ajuda a fazer a história e valorizar o trabalhador. “Eventos deste porte são importantes porque através destas homenagens é destacada a competência dessas pessoas que fazem um mundo melhor”, explicou.

A representante do Sindicato do Bancários do Mato Grosso do Sul, Iaci Terezinha Rodrigues de Azamor, falou em nome dos homenageados. Disse que os trabalhadores têm produzido muito pelo país e que muitos empresários presentes no evento geram empregos. “Quero pedir licença para os senhores e me referir também às senhoras homenageadas. Mulheres que são empregadoras, empresárias e empreendedoras. Parabéns a todas pela coragem e dedicação”, destacou Iaci.

Deputados e homenageados

Deputado Felipe Orro: Nelson Trad (in memorian), Ueze Elias Zahran, Bartolomeu Queiroz Anastácio, Estevão Rocha dos Santos, Roberto Magno Botareli César e Iaci Terezinha Rodrigues de Azamor Torres.

Deputado Alcides Bernal (PP): Sérgio Irineu Bolzan.

Deputado Antônio Carlos Arroyo (PR): Solange Valcanaia Brum.

Deputado Cabo Almi (PT): Celso Adriano Gomes da Rocha.

Deputado Diogo Tita (PPS): Alberto Schlatter.

Deputado Eduardo Rocha (PMDB): Jenir Neves da Silva.

Deputado George Takimoto (PSL): Orlando Gressler.

Deputado Jerson Domingos (PMDB): Victorino Martos Caetano Fonseca.

Deputado Junior Mochi (PMDB): Antônio Freire.

Deputado Laerte Tetila (PT): Paulo César Gabriel da Silva.

Deputado Lauro Davi (PSB): Maria Antônia Rodrigues.

Deputada Mara Caseiro (PTdoB): Vinicios Giusti de Andrade.

Deputado Marcio Fernandes (PTdoB): Sebastião José da Silva.

Deputado Marcio Monteiro (PSDB): Oswaldo Possari.

Deputado Marquinhos Trad (PMDB): Marcos Roberto Campos de Souza.

Deputado Paulo Corrêa (PR): Anísio Pereira Tiago.

Deputado Professor Rinaldo (PSDB): Demérito Ferreira de Freitas.

Deputada Dione Hashioka (PSDB): Arion Aislan de Souza.