Confederação Nacional da Indústria reduz projeção de expansão do PIB de 2,1% para 1,5% em 2012
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu nesta quinta-feira a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2,1 para 1,5 por cento neste ano. A CNI também rebaixou a perspectiva de expansão do PIB industrial, de 1,6 por cento para zero, no período. A projeção sobre o PIB ficou em linha […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu nesta quinta-feira a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 2,1 para 1,5 por cento neste ano.
A CNI também rebaixou a perspectiva de expansão do PIB industrial, de 1,6 por cento para zero, no período.
A projeção sobre o PIB ficou em linha com a revisão do Banco Central, que diminuiu a expectativa de crescimento este ano de 2,5 por cento para 1,6 por cento.
O gerente-executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, afirmou que o rebaixamento das previsões foi puxado pelo desempenho da indústria de transformação, que deverá ter uma queda de 1,9 por cento este ano.
“A economia volta a crescer num ritmo parecido com o que aconteceu no início dos anos 2000, quando teve crescimento mais fraco”, afirmou. “A indústria como um todo deve ficar estagnada, mais atingida pela indústria de transformação”, emendou.
Segundo ele, a indústria já dá sinais de retomada, mas ainda insuficiente para recuperar os resultados do primeiro semestre. “Há sinais de recuperação da produção industrial, mas não é o suficiente para compensar a perda que teve até então”, afirmou Fonseca, ressaltando que os estoques ainda estão elevados.
A CNI estimou que a inflação deverá ficar em 5,3 por cento, contra 5,0 por cento na previsão anterior feita em junho. Já o BC elevou a projeção de IPCA para este ano de 4,7 por cento para 5,2 por cento.
A formação bruta de capital fixo, segundo a Confederação, deverá ter um recuo de 1,5 por cento este ano, contra um crescimento de 2,5 por cento na projeção anterior feita em junho.
A previsão para saldo da balança comercial foi rebaixada de 20,2 bilhões de dólares, para 18,3 bilhões de dólares. E a CNI acredita que a Selic fechará 2012 a 7,25 por cento ao ano, contra 7,50 por cento previstos antes.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Elon Musk acumula fortuna e lidera lista dos mais ricos dos EUA; confira o ranking da Forbes
Musk tem fortuna estimada em R$ 2,55 trilhões
Gracyanne Barbosa se pronuncia após irmã se declarar a Belo: “Respeito”
Após irmã rasgar elogios a Belo, Gracyanne Barbosa quebra o silêncio e explica a relação entre Giovanna e o ex-marido; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.