Comissão Pastoral da Terra discute em Campo Grande golpe de Estado no Paraguai
Membros da Comissão Pastoral da Terra e do fórum de organização do Tribunal Popular da Terra em !*Mato Grosso do Sul*! se reuniram nesta segunda-feira (25) à noite para discutir o golpe de Estado e a queda do presidente paraguaio, !*Fernando Lugo*!. Representantes de movimentos sociais discutiram a importância de entender o movimento e apoiá-lo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Membros da Comissão Pastoral da Terra e do fórum de organização do Tribunal Popular da Terra em !*Mato Grosso do Sul*! se reuniram nesta segunda-feira (25) à noite para discutir o golpe de Estado e a queda do presidente paraguaio, !*Fernando Lugo*!.
Representantes de movimentos sociais discutiram a importância de entender o movimento e apoiá-lo ou não. Para o poeta e jornalista Marti Mendez, o que importa discutir é a retirada da soberania do povo paraguaio com o !*golpe*! de Estado e não somente a permanência ou não de Fernando Lugo no !*poder*!.
“É preciso lembrar que o que motivou o !*impeachment*! foi o massacre aos seis policiais e todos esqueceram dos onze camponeses mortos. Não sou simpatizante do governo Lugo, mas o golpe jurídico parlamentar é contra a soberania popular”, enfatizou.
Em janeiro de 2010, Marti teve o nome incluso numa lista feita pelo governo paraguaio como supostos membros do autodenominado EPP (Exército do Povo Paraguaio), um grupo criado a partir do Partido Pátria Minha.
Ele veio do !*Paraguai*! o Brasil e passou a viver como refugiado político e foi considerado pelo governo de Fernando Lugo como “terrorista” e “seqüestrador”, com nome incluso, à época, no site da Interpol como “procurado”.
“Institucionalmente há uma resistência popular, mas que depende também da influência de países vizinhos”, disse Marti.
Cléia Montezanoda Central Sindical e Popular, disse que a hora de organizar uma manifestação é agora. “O momento político é crítico, devemos definir e reunir movimentos sociais e apoiar nossos amigos paraguaios, desvinculando as forças institucionais como o Mercosul e atuar como movimento social para apoiar a resistência e os campesinos”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Na Capital, chuvas provocam alagamentos e atingem 45 milímetros em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Com investimento de R$ 1,7 milhão, SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.