China Electronics anuncia que cooperação com Sharp está suspensa
A China Electronics anunciou que uma disputa territorial entre a China e o Japão resultou na suspensão de um plano de cooperação com a Sharp para a construção de uma fábrica de telas LCD avançadas – plano que a companhia japonesa posteriormente negou. A cooperação para a produção de painéis LCD de décima geração foi […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A China Electronics anunciou que uma disputa territorial entre a China e o Japão resultou na suspensão de um plano de cooperação com a Sharp para a construção de uma fábrica de telas LCD avançadas – plano que a companhia japonesa posteriormente negou.
A cooperação para a produção de painéis LCD de décima geração foi aprovada pela principal agência chinesa de planejamento econômico mas “adiada por um motivo amplamente conhecido, que inclui a aquisição de ilhas pelo governo japonês”, disse Rui Xiaowu, presidente do conselho da estatal China Electronics, a jornalistas, durante o Congresso do Partido Comunista em Pequim.
Mas Miyuki Nakayama, porta-voz da Sharp, posteriormente negou que esse plano de cooperação existisse.
“A Sharp não está envolvida nesse assunto”, disse ela via e-mail.
A Sharp declarou no ano passado que sua colaboração com a China Electronics não havia avançado porque as autoridades chinesas só aprovariam a construção de uma fábrica de décima geração, e não de oitava geração como havia sido acordado anteriormente. A Sharp até o momento não se dispôs a exportar sua tecnologia mais avançada de painéis LCD.
O comentário anterior de Xiaowu havia sido interpretado como nova prova de prejuízo para uma companhia japonesa em função do recrudescimento da hostilidade contra o Japão na China.
As montadoras de automóveis japonesas reportaram queda de vendas na China desde a metade de setembro, quando o Japão decidiu tomar o controle de duas ilhas disputadas no mar do leste da China, conhecidas como Diaoyu em chinês e Senkaku em japonês, o que provocou violentos protestos e apelos pelo boicote a produtos japoneses na China.
A China Electronics e a Sharp formaram parceria em 2009 para produzir juntas painéis TFT-LCD de sexta e oitava gerações. Não foi anunciado qualquer acordo para substratos de décima geração.
Em abril, a TPV Technology, subsidiária da China Electronics, anunciou uma joint venture para a construção da primeira fábrica chinesa de TFT-LCD de décima geração.
A empresa não revelou de onde obteria a tecnologia para os painéis de LCD de décima geração, que é propriedade exclusiva da Sharp.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.