Geral

Brasil inaugura centro para divulgação cultural em Lisboa

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugurou ontem (16) à noite, em Lisboa, o Espaço Brasil – um centro cultural onde vai ocorrer boa parte da programação do Ano do Brasil em Portugal. O local, que era um armazém abandonado na ex-zona industrial do bairro de Alcântara, tornou-se um cenário para exposições, shows, exibição de […]

Arquivo Publicado em 17/11/2012, às 14h14

None

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugurou ontem (16) à noite, em Lisboa, o Espaço Brasil – um centro cultural onde vai ocorrer boa parte da programação do Ano do Brasil em Portugal. O local, que era um armazém abandonado na ex-zona industrial do bairro de Alcântara, tornou-se um cenário para exposições, shows, exibição de filmes, compra de DVDs, CDs e livros brasileiros, além de um bar para consumo de bebidas e petiscos nacionais.


O Espaço Brasil começou a funcionar com a exposição O Brasil na Arte Popular: Acervo do Museu Casa do Pontal; com os relógios do designer Hans Donner e com o showO Baile do Simonal (com Max de Castro, Wilson Simoninha e Paula Lima), que foi antecedido pela apresentação da cantora fadista Mariza.


Segundo Marta Suplicy, o espaço já dava uma amostra dos “paradoxos” da cultura brasileira que exibe desde a tradição das peças artesanais feitas de barro até a inovação na computação gráfica da indústria cultural. “Temos aqui a vanguarda e o Brasil profundo”, destacou a ministra.


Marta Suplicy defendeu que, além das ações na área cultural, Brasil e Portugal busquem maior aproximação econômica. “Portugal é o parceiro natural do Brasil. É mais fácil fazermos negócios entre nós do que com outros parceiros”, disse, referindo-se ao programa de privatização do governo português.


A programação do Espaço Brasil e do Ano do Brasil em Portugal está disponível no site: http://www.anobrasilportugal.com.br/brasil-portugal/. A promoção cultural vai até junho do próximo ano, mas o Ministério da Cultura já mostrou interesse em manter atividades permanentes em Portugal. Na segunda-feira (19), Marta Suplicy se reúne com o primeiro-ministro do país, Pedro Passos Coelho.

Jornal Midiamax