Ações de combate a Dengue diminui casos notificados em Rio Verde

Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde de Mato Grosso, inicia o Plano de Contingência da Dengue no Município. Segundo a Coordenadoria Municipal de Endemias, este é um período crítico, em que o clima é de calor e chuva. Entre as ações estratégicas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com o objetivo de prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Verde de Mato Grosso, inicia o Plano de Contingência da Dengue no Município. Segundo a Coordenadoria Municipal de Endemias, este é um período crítico, em que o clima é de calor e chuva.

Entre as ações estratégicas do Programa de Controle Dengue, estão a visitas a cada 15 dias nos PE’s (Pontos Estratégicos), como os ferro velho, borracharias, oficinas e cemitérios, onde o foco é a prevenção, e que a comunidade deve estar atenta aos materiais que acumulem água parada.

Também fazem parte desse conjunto de ações as visitas domiciliares que é uma atividade específica de pesquisa larvária e identificação dos recipientes com maior infestação de Aedes aegypti.

Os agentes vistoriam as casas a cada 60 dias anotam a quantidade de criadouros encontrados e colhem o material para análise posterior. Esse trabalho é realizado em todos os bairros da Cidade. No ano de 2011, foram mais de 32 mil visitas domiciliares e mais de 450 Pontos estratégicos vistoriados.

Após essa avaliação, nos bairros ou quarteirões que possuírem casos positivos de infestação de larvas, serão realizadas ações visando à prevenção e o bloqueio do mosquito da dengue. Acontecerão atividades nestes locais com maior intensidade como mutirões para eliminar os criadouros, palestras nas escolas e entidades, vistorias nos imóveis especiais e pontos estratégicos, obras paradas e telagem de caixa d’água, além da nebulização costal (aplicação de inseticida ) .

“Todo o trabalho precisa ser desenvolvido nesse período como prevenção, para que nós não tenhamos focos no nosso município. A comunidade precisa ser conscientizada da importância de evitar criadouros do mosquito no seu domicílio”, declarou Roberto Martins, Supervisor Geral do Programa de Controle da Dengue no município.

A Operação também envolve os mutirões de limpeza, destinados a eliminar o lixo que esteja contribuindo para o acúmulo de água da chuva e, consequentemente, para a proliferação do Aedes aegypti. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Público, que coletou, somente em 2009 primeiro ano de implantação do Programa de Combate a Dengue mais de 1.480 caminhões (Caçambas) de lixo e entulhos que seria um potencial criadouro e abrigo dos mosquitos.

De acordo com o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Wiliam Douglas de Souza Brito, a prefeitura iniciou o combate a dengue mais cedo este ano devido à possibilidade de surto no estado e tem por objetivo intensificar as ações em toda a cidade para desta forma detectar fatores de risco e soluções para esses problemas. “Nós daremos continuidade ao trabalho de conscientização e sensibilização da população sobre a gravidade da doença e a necessidade de prevenção que começamos em 2009, através do Projeto PAI – Programa de Ações Integradas” informou o prefeito.

Ao falar sobre a importância de combater o mosquito Aedes Aegypt,  durante todo o ano, o coordenador de endemias afirmou que a prevenção deve ser constante e não apenas quando a doença já se encontra em um estágio de epidemia.

Conteúdos relacionados