Sobe para 87 o número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro

Subiu para 87 o número de mortos em consequência das fortes chuvas que atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro desde a tarde de terça-feira (11). Só no município de Teresópolis, foram 71 mortes, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. Nova Friburgo registra sete mortes, e em Petrópolis, são nove mortos. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Subiu para 87 o número de mortos em consequência das fortes chuvas que atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro desde a tarde de terça-feira (11). Só no município de Teresópolis, foram 71 mortes, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. Nova Friburgo registra sete mortes, e em Petrópolis, são nove mortos.

Em Petrópolis, as mortes ocorreram nas localidades Ponte Vermelha, Gentil, Madame Machado e Brejal, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado. Várias localidades da cidade foram atingidas pela enxurrada que desceu do município vizinho de Teresópolis, que decretou estado de calamidade pública.

A situação é bem crítica nas localidades Madame Machado e Vale Cuiabá, no distrito de Itaipava. Os bombeiros enfrentam dificuldades em chegar a esses locais devido aos deslizamentos de terra. O mau tempo também dificulta o acesso de helicópteros.

Segundo a Defesa Civil, choveu 134 milímetros durante a madrugada na região dos distritos de Itaipava e na Posse. A água que desceu do município de Teresópolis fez com que o nível da água do Rio Santo Antônio subisse mais de dois metros além do nível normal.

Em Teresópolis, mil famílias estão desabrigadas ou desalojadas, segundo o secretário de Planejamento e Turismo do município, José Alexandre Almeida.

Doações podem ser feitas no ginásio poliesportivo Pedrão, na rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no centro de Teresópolis. Os itens mais urgentes são água potável, alimentos não perecíveis, colchonetes, cobertores e roupas.

Mobilização do Estado

O governador Sergio Cabral determinou no fim da manhã que todas as secretarias e áreas operacionais intensifiquem o trabalho que já estavam realizando, por conta das fortes chuvas dos últimos dias, junto aos municípios da região serrana.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, fez um sobrevoo na região. As equipes das secretarias de Saúde e Defesa Civil, Obras, Assistência Social e Ambiente estão atuando nos locais atingidos.

Nesta manhã, Cabral pediu ao comandante da Marinha Brasileira, almirante Júlio Moura, aeronaves para o deslocamento de mais tropas e equipamentos do Corpo de Bombeiros, o que será providenciado.

Na manhã de quinta-feira (13), o governador irá à região serrana. Cabral informou lamentar profundamente a perda de vidas nesta tragédia causada pelas chuvas e manifesta a sua solidariedade às famílias, inclusive às dos bombeiros que morreram no momento em que se deslocavam, em Nova Friburgo.

Conteúdos relacionados