Síria ameaça países que reconhecerem oposição como legítima
Pressionado pela comunidade internacional a negociar com os manifestantes e a oposição, o governo sírio, do presidente Bashar Al Assad, ameaça tomar medidas contrárias aos governos que reconhecerem o Conselho Nacional Sírio (CNS). O órgão reúne a maioria dos movimentos de oposição ao regime de Assad. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Walid Mouallem, anunciou a decisão, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pressionado pela comunidade internacional a negociar com os manifestantes e a oposição, o governo sírio, do presidente Bashar Al Assad, ameaça tomar medidas contrárias aos governos que reconhecerem o Conselho Nacional Sírio (CNS). O órgão reúne a maioria dos movimentos de oposição ao regime de Assad.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Walid Mouallem, anunciou a decisão, mas não antecipou que medidas poderão ser tomadas contra aqueles que reconhecerem a legitimidade da oposição no país. “Adotaremos medidas importantes contra qualquer país que reconheça esse conselho ilegítimo”, disse.
O Conselho Nacional Sírio foi criado recentemente em Istambul, na Turquia. O órgão reúne pela primeira vez todas as tendências políticas, incluindo os comitês locais de coordenação que organizam as manifestações, os liberais, a organização Irmandade Muçulmana – que é impedida de atuar na Síria, como era no Egito durante a gestão do ex-presidente Hosni Mubarak.
Desde o começo deste ano, Assad é alvo de protestos constantes. Os manifestantes reivindicam liberdade política, preservação dos direitos humanos e condições de liberdade de imprensa e expressão. As reivindicações são contidas com agressividade, o que gera contestações na comunidade internacional, inclusive no Brasil.
Ontem (8), a polícia britânica prendeu sete manifestantes que invadiram a Embaixada da Síria em Londres. Três dos detidos subiram no teto do prédio e hastearam a bandeira curda. O protesto ocorreu no mesmo dia do funeral de um líder oposicionista curdo, Meshaal Tamo, no Norte do país. Ativistas sírios acusam as forças de segurança de matar o líder. (Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil.//Edição: Graça Adjuto)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.