Senar promove curso para produzir leite com qualidade em Terenos

De  31 de outubro a 1o. de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS -, e o Sindicato Rural de Terenos promovem o curso “Como Produzir Leite de Qualidade”. A capacitação tem o objetivo de repassar técnicas adequadas na extração, armazenagem e transporte do leite, visando produzir leite […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

De  31 de outubro a 1o. de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul – Senar/MS -, e o Sindicato Rural de Terenos promovem o curso “Como Produzir Leite de Qualidade”. A capacitação tem o objetivo de repassar técnicas adequadas na extração, armazenagem e transporte do leite, visando produzir leite de qualidade.
 
Até 15 pessoas podem participar da qualificação e é preciso ter cursado até o 5o. Ano do Ensino Fundamental para poder se inscrever. Os assuntos abordados estarão ligados às exigências da Instrução Normativa (IN 51) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as medidas de higiene na ordenha manual e mecânica, refrigeração, transporte e análise do leite, alimentação das vacas, contaminação do produtor, controle de qualidade realizado pelas indústrias e as práticas de manejo para a obtenção do leite.

A abertura do mercado da pecuária leiteira com o funcionamento de uma indústria em Terenos tem exigido dos produtores maior eficiência da sua produção bem como maior qualidade de sua produção. “Existe uma lacuna de abastecimento para as novas indústrias que estão se instalando no estado”, aponta o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.
 
Conforme o superintendente, o laticínio que se instalará em Terenos, interior de Mato Grosso do Sul, terá capacidade para captar 1 milhão de litros por dia. “Hoje, o Estado produz cerca de 500 milhões de litros de leite por ano, o potencial de mercado é muito grande”, comentou.
 
Conforme os dados apresentados pelo Senar, o produtor de Mato Grosso do Sul produz em média 50 litros/dia de leite, quando uma produção eficiente gira em torno de 100 litros/hectare. Outra dificuldade também está no preço pago ao produtor, o litro do leite tem uma defasagem de 10 a 12 centavos se comparado com os valores pagos em outros estados.
 
As próximas datas para o curso “Como produzir leite de qualidade” são 22 de novembro, em Porto Murtinho, e 6 de dezembro em Chapadão do Sul. Para saber mais sobre a qualificação “Como produzir leite de qualidade” é só acessar o site do Senar/MS – www.senarms.org.br.

Conteúdos relacionados