Não conseguiu se preparar para a São Silvestre deste ano? Então aproveite o clima de resoluções de ano novo e inclua na sua lista atividades físicas para enfrentar a maratona mais popular do Brasil em 2012. Para ajudar aos futuros corredores, profissionais ou não, a Livraria da Folha selecionou alguns livros que ajudam na preparação física de quem pretende correr os quilômetros necessários para terminar a prova.

“A Construção do Corredor” – Como muitas pessoas, provavelmente você já deve ter pensado em correr para perder peso, ganhar agilidade ou força muscular. Neste livro, o professor de Educação Física Miguel Sarkis mostra por que esta atividade é eficiente para obter disposição, agilidade e vigor físico. A publicação traz programas de treinamento para quem deseja correr desde cinco quilômetros até maratonas, tanto para iniciantes quanto aos atletas de alto desempenho. O autor explica que, apesar de saudável, correr requer preparação especial para resultados satisfatórios na busca de equilíbrio e manutenção da saúde.

“Para Começar a Praticar Corrida” – Os princípios e as técnicas tanto para corredores iniciantes, quanto aos que desejam se preparar para uma maratona estão nesta publicação. Livro introdutório inclui um programa com seis níveis de treinamento com diferentes distâncias, além de uma programação completa para o leitor melhorar seu condicionamento físico, perder peso e aumentar o bem-estar. A obra ainda possui orientações de especialistas sobre o melhor calçado, o melhor piso para treinar e como o que fazer para evitar lesões.

 “Maratonando” – A paixão pela corrida fez o jornalista Rodolfo Lucena abandonar a vida sedentária e se dedicar a horas de treinamento diário para participar de maratonas e ultramaratonas pelo mundo todo, da Muralha da China às montanhas da África do Sul. Este livro narra de forma envolvente as experiências ao longo dessa jornada de transformação e descreve alguns dos mais belos e desafiadores percursos de corrida do mundo, cobrindo os cinco continentes. “+ Corrida” –

O editor de Informática da Folha de S.Paulo e ex-sedentário Rodolfo Lucena compartilha aventuras, experiências e descobertas que foram vividas e adquiridas através da prática da corrida. O título reúne textos publicados na Folha e no blog de Lucena ao longo dos últimos três anos: são relatos pessoais de superação e conquista, textos informativos, reflexões, entrevistas com corredores profissionais e amadores, curiosidades, dicas de saúde e sobre treinamento. Obra é ao mesmo tempo um convite e um incentivo para todos aqueles que já correm ou que desejam começar a correr.

“Corrida” – Com este livro, os leitores terão acesso a modelos de testes físicos específicos, programação e planejamento de treinos, vantagens e desvantagens de quando, onde e como correr, além de como calcular e quantificar a intensidade do exercício direcionado para a corrida. Esta obra não é somente para os professores de Educação Física e treinadores, mas sim para todos os praticantes desta modalidade.

 “Corrida: Ciência do Treinamento e Desempenho” – Esse livro foi escrito para atletas em qualquer estágio de sua carreira, técnicos, médicos e todo aquele que deseja entender mais sobre as bases científicas da corrida. Ele também foi estruturado para auxiliar estudantes de Ciências do Esporte, especialmente aqueles com forte conhecimento em ciências. Na maior parte do texto, enfatizou-se idéias e não detalhes e, onde possível, apresentou-se os conceitos bioquimicamente, mas sem equações, e fisiologicamente, mas sem matemática.

“Treinamento de Corrida de Rua” – A corrida de rua se tornou um esporte praticado no Brasil, chegando a reunir, em uma única prova, mais de 25 mil pessoas. Com o crescimento do número de praticantes e dos possíveis ganhos financeiros, muitos profissionais da Educação Física migraram para essa área.

Uma prova disso é a infinidade de assessores esportivos e treinadores personalizados que lotam parques e academias no país. Diante dessa nova situação, um livro que aborde as principais variáveis do treinamento da corrida de rua se faz necessário para suprir a demanda científica dos profissionais que atuam nessa emergente e, ainda, promissora área de atuação.

Aqui, são abordados assuntos como adaptações fisiológicas do organismo com a prática da corrida, métodos e sistemas de treinamento, periodização e organização de treinos em longo prazo, prescrição para populações especiais e dicas nutricionais.