Nesta quarta-feira (17), os deputados da Alems ( Legislativa de ) votaram, na sessão ordinária, três projetos de autoria parlamentar. O destaque foi a aprovação, em segunda discussão, do Projeto de Lei 312/2023, do deputado Neno Razuk (PL), que institui a Campanha de Conscientização do TPS (Transtorno de Processamento Sensorial), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

O transtorno é caracterizado por alterações nos aspectos sensoriais, em razão de uma dificuldade do cérebro em processar estímulos do ambiente, podendo afetar um ou mais sentidos (audição, tato, paladar, visão e olfato).

Conforme explicado pelo autor da proposta, um dos objetivos da campanha é promover a divulgação dos principais sinais e sintomas do TPS, estimulando a busca pelo diagnóstico precoce, especialmente em crianças em idade pré-escolar ou escolar. Além disso, pretende-se disseminar informações sobre tratamentos recomendados, como a terapia ocupacional.

Discussão única

Em discussão única, foi votado o Projeto de Lei 55 de 2024, do deputado Coronel David (PL), que declara de Utilidade Pública Estadual o Centro de Equoterapia da Polícia Militar de .

Primeira discussão

Em outro momento, foi avaliado o Projeto de Lei 50 de 2024, do deputado (PT), que cria o Dia Estadual de Observação de Aves, a ser comemorado, anualmente, em 28 de abril, e inclui a data no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.