Prepare o seu coração para o Carnaval
Haja coração para suportar cinco dias de bebida em excesso, comida gordurosa e um ritmo exaustivo de festa. Por isso, tanto as pessoas saudáveis como as que já tiveram problemas cardíacos devem ficar atentas a qualquer sintoma estranho, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonteira e palpitações. De acordo com o INC […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Haja coração para suportar cinco dias de bebida em excesso, comida gordurosa e um ritmo exaustivo de festa. Por isso, tanto as pessoas saudáveis como as que já tiveram problemas cardíacos devem ficar atentas a qualquer sintoma estranho, como cansaço exagerado, falta de ar, dor no peito, tonteira e palpitações. De acordo com o INC há um aumento no número de casos de ataques cardíacos e derrames no período.
Para orientar os foliões, o diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Marco Antônio de Mattos alerta para os sete pecados para o coração:
1- O primeiro é não se prevenir. Quem pretende cair na folia e já teve problemas no coração deve consultar um cardiologista. Hipertensos, diabéticos e pessoas com doença valvar ou nas coronárias podem brincar o Carnaval, porém os foliões devem realizar exames clínicos, eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue para verificar se a saúde está em dia.
2-Não fazer exercícios físicos. Aqueles que vão sair atrás de bloco ou desfilar em escola de samba devem checar o preparo físico. De 15 a 20 dias antes do Carnaval são recomendados exercícios durante 40 minutos, cinco vezes por semana. Marco Antônio de Mattos sugere caminhadas intercaladas com pequenas corridas, hidroginástica, esteira ou bicicleta ergométrica, que vão auxiliar na melhora do condicionamento físico.
3- Não se hidratar – Muito suor e bebida alcoólica exigem uma reposição de líquidos adequada. Além da ingestão de água, de isotônicos, água-de-coco e sucos.
4-Se alimentar mal – No Carnaval, as pessoas não costumam se alimentar com qualidade. É fato que muitos se esquecem de consumir alimentos saudáveis, como saladas e pratos leves, que as altas temperaturas do verão pedem. O consumo de gorduras aumenta o colesterol, que é um dos fatores de risco para o infarto.
5- Fazer dietas milagrosas – Do mesmo jeito que há pessoas que abusam na alimentação, existem aquelas que querem perder os quilos a mais em poucas semanas. Dar ouvidos a dietas milagrosas deixa o organismo fraco, o que pode ocasionar uma hipoglicemia (perda de açúcar no sangue), comprometendo as atividades que exigem esforço.
6- Consumir sal – O hipertenso deve reduzir o sal e consumir frutas que tenham potássio, como banana, laranja, melão, caju e frutas secas. É importante verificar sempre a pressão e mantê-la sob controle.
7-Não relaxar – antes, durante ou depois do Carnaval é preciso evitar o estresse. Carnaval é momento de descontração. As caminhadas diárias que ajudam no condicionamento físico também são alternativas para aliviar a tensão.
Notícias mais lidas agora
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
- Baile funk no Parque de Exposições termina com garrafadas e arremesso de mesas
- Morre Ary Toledo, ícone do humor brasileiro, aos 87 anos
- Perseguição a motorista termina em acidente com viatura da PM e um preso em Campo Grande
Últimas Notícias
Nasce Nala, primeira filha da cantora Iza com jogador Yuri Lima
O parto de IZA foi cesariana e aconteceu no Hospital Perinatal da Glória, no Rio de Janeiro
Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
O valor básico do Bolsa Família em outubro permanece em R$ 600
Sem previsão de solução, 900 mil consumidores continuam sem energia em São Paulo após tempestade
A concessionária Enel continua sem prazo para o religamento total da energia
Irã anula sentença de morte e ordena novo julgamento de ativista dos direitos das mulheres
Ela foi condenada à morte no início de julho após ser presa na região de Gilan, no norte do Irã.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.