Mesmo sem consenso, relator pede apoio de todos para votar amanhã projeto de reforma política
O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto da reforma política na Câmara, pediu apoio hoje (4) para a aprovação do texto, amanhã (5), na comissão especial que trata do tema. O apelo foi feito mesmo sabendo que o texto ainda não representa as posições de todos os partidos. “Não é um relatório que atenda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto da reforma política na Câmara, pediu apoio hoje (4) para a aprovação do texto, amanhã (5), na comissão especial que trata do tema. O apelo foi feito mesmo sabendo que o texto ainda não representa as posições de todos os partidos.
“Não é um relatório que atenda a 100% das nossas convicções. Mas esse relatório, que poderá ser aperfeiçoado na Câmara e no Senado, nos dará uma política muito mais democrática do que aquela que temos hoje. Outras reformas virão, outros avanços virão, mas o pedido de apoio que faço é para que consigamos maioria em nossos partidos para votar o relatório amanhã”, disse Fontana.
O relator falou durante o ato em defesa da reforma política, na Câmara, com a presença de representantes de diversos partidos e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Todos defenderam um aspecto da proposta: o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais. Segundo representantes do PSOL, PV, PT, PSB, PDT, PCdoB e PSC, esse é o primeiro passo para combater a corrupção e o abuso do poder econômico.
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, pediu para que os parlamentares tenham a “coragem de ousar”. “Peço que avancemos, que aprovemos o relatório, ainda que com várias divergências”, disse. Segundo ele, a reforma é discutida no Congresso há mais de 15 anos sem nenhuma solução. “Não frustrem mais uma vez a esperança do povo brasileiro de ver realizada uma reforma política”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.