Encontro reúne cineastas de âmbito internacional em Campo Grande

Teve início na sexta-feira (14) e segue até domingo (16) o Encontro do Centro-Oeste da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas e o seminário da Film Commission no Memorial da Cultura, de Campo Grande. O encontro é promovido pela Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul (ACV-MS) e conta com o apoio […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Teve início na sexta-feira (14) e segue até domingo (16) o Encontro do Centro-Oeste da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas e o seminário da Film Commission no Memorial da Cultura, de Campo Grande.

O encontro é promovido pela Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul (ACV-MS) e conta com o apoio das Fundações de Cultura e de Turismo de Mato Grosso do Sul (FCMS e Fundtur) e da Fundação Municipal de Cultura (Fundac).

As Film Commissions são organizações público-privadas, sem fins lucrativos, que se propõem a ajudar os profissionais da área audiovisual e a atrair equipes de produções audiovisuais para filmar em seus territórios de atuação.

O evento abrange as perspectivas, metas e investimentos para a produção audiovisual na região Centro-Oeste, mais precisamente em Mato Grosso do Sul, além da formação e implantação de uma Film Commission no Estado. Produtores de cinema e vídeo estão relatando e debatendo com os participantes desafios e soluções para o incentivo às produções no Brasil, em âmbito global, regional e local.

Ao final do encontro, será redigida a Carta de Campo Grande, com propostas para o setor, documento que será apresentado aos governadores dos estados do Centro-Oeste. Paralelamente, o encontro da Film Commission deve discutir formas de incentivar a produção de filmes em solo sul-mato-grossense respeitando algumas normas, como a contratação de equipes técnicas locais e a apresentação de pontos turísticos aos produtores de outros estados como forma de divulgar o potencial do Estado enquanto cenário de grandes produções.

Experiência em grandes produções

Ainda teve início o ciclo de palestras com o presidente da Coalizão pela Diversidade Cultural, Geraldo Moraes, com o tema “O panorama diverso da cultura audiovisual”. Em seguida, a produtora executiva Assunção Hernandez, da Raiz Produções, explanou sobre “O processo produtivo do audiovisual”. O presidente da ABRAFIC (Aliança Brasileira de Film Commissions do Brasil) e do município de São Paulo, Eder Mazini, palestrou sobre o tema “A experiência Paulista”.

Ivan Teixeira, da Nation Filmes, explanou sobre sua experiência em filmes publicitários e grandes produções como “Ensaio sobre a cegueira”, “Os Mercenários”, entre outros, explicando a necessidade da existência de locações estratégicas, dotadas de infra-estrutura e logística e da boa relação custo-benefício.

A presidente da Brasília Film Commission, Ana Cristina Costa e Silva, destacou os desafios e soluções para a formação e implantação da entidade, citando a experiência de várias cidades brasileiras. Ela também lançou os livros Benchmarking Turismo Cinematográfico – Nova Zelândia: Um Estudo de Caso e Benchmarking Exportando Locações – África do Sul: Um Estudo de Caso; ambos de autoria de Ana Cristina Costa e Silva e Rita Paludetto.
Leandro Cunha, presidente da ABD Goiás, descreveu sua experiência na palestra “Nossa atuação em Goiás e as relações com o SEBRAE”. Fechando o primeiro dia de evento, o vice-presidente da ACV-MS, David Cardoso, ministrou a palestra “A Reconstrução do Sonho de Fazer Cinema”, e exibiu curta-metragens produzidos recentemenre em Mato Grosso do Sul.

Neste sábado, a programação tem continuidade neste sábado a partir das 8h30 até às 20 horas. À noite os participantes seguem para Bonito para conhecerem alguns possíveis cenários e a infra-estrutura do Estado.

Conteúdos relacionados