Documentos ligam primeira-dama de Campinas a fraudes, diz MP
Documentos do Ministério Público ligam a primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Jorge Santos, ao esquema de fraudes em licitações que resultaram em 11 pessoas detidas na sexta-feira (20). Nove pessoas seguem foragidas, entre elas o vice-prefeito da cidade situada a 93 km de São Paulo. As prisões são resultado de uma investigação que a Promotoria […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Documentos do Ministério Público ligam a primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Jorge Santos, ao esquema de fraudes em licitações que resultaram em 11 pessoas detidas na sexta-feira (20).
Nove pessoas seguem foragidas, entre elas o vice-prefeito da cidade situada a 93 km de São Paulo. As prisões são resultado de uma investigação que a Promotoria começou há quase dez meses.
Segundo os promotores, empresários pagavam propinas a secretários municipais e diretores de empresas públicas para conseguir vantagens em licitações e contratos com a prefeitura.
Documentos mostram que o ex-presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) Luiz Aquino Castrillon de Aquino denunciou o esquema e listou o nome dos envolvidos. Aquino disse à Promotoria que a escolha das empresas que venceriam a licitação era feita por Rosely, que também era chefe de gabinete da prefeitura. Ela não foi indiciada.
Por ter ajudado nas investigações, Aquino não foi preso na megaoperação ocorrida na sexta. Na Justiça, este tipo de procedimento é conhecido como delação premiada.
Nos depoimentos dados aos promotores, o ex-presidente da Sanasa disse que ele próprio era o encarregado de negociar com as empresas qual o valor seria repassado à primeira-dama. O Ministério Público começou a ouvir nesta segunda-feira (23) os 11 detidos no 2º Distrito Policial de Campinas.
No fim da tarde de sexta-feira, o vereador de Campinas Artur Orsi (PSDB) entrou com um pedido de impeachment contra o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), na Câmara Municipal. O pedido deve ser analisado pela Casa nos próximos dias.
O prefeito e sua mulher ainda não se pronunciaram sobre as prisões e o pedido de impeachment. A expectativa é que Santos conceda uma entrevista coletiva ainda nesta segunda-feira.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.