Centro Cultural José Octávio Guizzo retoma projetos audiovisuais na próxima semana

Centro Cultural José Octávio Guizzo retoma projetos audiovisuais na próxima semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Centro Cultural José Octávio Guizzo retoma projetos audiovisuais na próxima semana

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), retoma os projetos audiovisuais na próxima semana, de terça a sábado (25 a 29) na sala Rubens Corrêa com a volta do Cinema d(e) Horror que estava sendo realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), do Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro e o Cineclube do CRP (Conselho Regional de Psicologia) que estavam suspensos no período da reforma.

A semana alusiva ao Audiovisual terá inicio com o Cinema d(e) Horror na terça-feira (25), às 18h30, o Cine Brasil de quarta a sexta-feira (26 a 28), também às 18h30 e término com o Cineclube do CRP no sábado (29), às 14h, todas as exibições são gratuitas e abertas à comunidade em geral.

“Cinema d(e) Horror”: é uma parceria entre a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), sendo administrado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora da PROPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) da UFMS e por Carol Sartomen, mestranda em Estudos de Linguagens e professora do curso de Letras – Literatura Portuguesa da instituição. Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

“Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro”: é um projeto do Núcleo de Audiovisual da FCMS, sendo exibido normalmente na última semana do mês e utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do MinC (Ministério da Cultura) e de Festivais de Cinema disponibilizando obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. As produções exibidas são locais e nacionais, muitas das quais não encontram espaço no mercado hegemônico do cinema. Há conteúdo em todos os formatos (curta, média e longas-metragens), diversas categorias (animação, documentário, experimental e ficção), faixas etárias (infantil, infanto-juvenil e adulto), diversas épocas e regiões geográficas de produção, para atender aos diversos públicos e respeitar a diversidade da produção audiovisual brasileira. tem como proposta formar espaços de exibição, para democratizar o acesso e fazer circular a produção nacional.

“Cineclube”: é fruto da parceria entre o CRP-MS (Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região) com a FCMS, acontece geralmente no último sábado do mês e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de psicologia de todas as universidades locais, bem como a sociedade campo-grandense, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte. Compõem a mesa de discussão conselheiros do CRP-MS, profissionais do campo da psicologia, convidados da área do tema abordado e jornalistas. Após a exibição, o público presente participa de um debate sobre o filme. E para os estudantes presentes é fornecida uma declaração de participação do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone (67)3317.1795.

Conteúdos relacionados