Centro Cultural José Octávio Guizzo retoma projetos audiovisuais na próxima semana

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), retoma os projetos audiovisuais na próxima semana, de terça a sábado (25 a 29) na sala Rubens Corrêa com a volta do Cinema d(e) Horror que estava sendo realizado na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), do Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro e o Cineclube do CRP (Conselho Regional de Psicologia) que estavam suspensos no período da reforma.

A semana alusiva ao Audiovisual terá inicio com o Cinema d(e) Horror na terça-feira (25), às 18h30, o Cine Brasil de quarta a sexta-feira (26 a 28), também às 18h30 e término com o Cineclube do CRP no sábado (29), às 14h, todas as exibições são gratuitas e abertas à comunidade em geral.

“Cinema d(e) Horror”: é uma parceria entre a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), sendo administrado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora da PROPP (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) da UFMS e por Carol Sartomen, mestranda em Estudos de Linguagens e professora do curso de Letras – Literatura Portuguesa da instituição. Geralmente tem duas exibições mensais e conta com a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, contando também com a participação da sociedade campo-grandense.

“Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro”: é um projeto do Núcleo de Audiovisual da FCMS, sendo exibido normalmente na última semana do mês e utiliza o acervo da Programadora Brasil, programa do MinC (Ministério da Cultura) e de Festivais de Cinema disponibilizando obras audiovisuais para circuitos não comerciais de difusão pública. As produções exibidas são locais e nacionais, muitas das quais não encontram espaço no mercado hegemônico do cinema. Há conteúdo em todos os formatos (curta, média e longas-metragens), diversas categorias (animação, documentário, experimental e ficção), faixas etárias (infantil, infanto-juvenil e adulto), diversas épocas e regiões geográficas de produção, para atender aos diversos públicos e respeitar a diversidade da produção audiovisual brasileira. tem como proposta formar espaços de exibição, para democratizar o acesso e fazer circular a produção nacional.

“Cineclube”: é fruto da parceria entre o CRP-MS (Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região) com a FCMS, acontece geralmente no último sábado do mês e tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos dos cursos de psicologia de todas as universidades locais, bem como a sociedade campo-grandense, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte. Compõem a mesa de discussão conselheiros do CRP-MS, profissionais do campo da psicologia, convidados da área do tema abordado e jornalistas. Após a exibição, o público presente participa de um debate sobre o filme. E para os estudantes presentes é fornecida uma declaração de participação do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone (67)3317.1795.