Bancários fazem assembleias e devem voltar ao trabalho nesta terça-feira
Sindicatos de todo país se reúnem nesta segunda-feira para discutir e votar as propostas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sindicatos de todo país se reúnem nesta segunda-feira para discutir e votar as propostas
A greve dos bancários em Mato Grosso do Sul pode estar perto do fim. Sindicatos do estado e de todo país realizam assembléias, nesta segunda-feira (17), para discutir e votar as propostas apresentadas na última sexta-feira (14), durante a sétima rodada de negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo.
As propostas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também serão debatidas.
Caso a categoria aceite e aprove as propostas encerra-se a maior greve dos bancários, dos últimos 20 anos, com fechamento de 9.254 agências em todo o país. Com participação histórica da base do Sindicato de Dourados e Região, que paralisou 100% de sua base territorial composta por 13 municípios.
A orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), referendada pela diretoria do Sindicato de Dourados é de aceitação das três propostas, com a suspensão da greve e volta ao trabalho a partir desta terça-feira ( 18).
“As novas propostas são resultado de um intenso processo de mobilização e negociação, que é o caminho que sempre defendemos, sem interferência de atores externos, para que os trabalhadores possam consolidar e avançar nas suas conquistas”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A Fenaban propõe reajuste salarial de 9% (inflação do período mais aumento real de 1,5%), valorização do piso da categoria em 12%, (aumento real de 4,3%) e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com elevação da parcela fixa da regra básica (reajuste de 27,2%) e do teto da parcela adicional (reajuste de 16,7%).
A proposta dos bancos inclui também avanços nas condições de saúde, segurança e trabalho.
“Conquistamos uma cláusula que proíbe a divulgação de rankings individuais dos funcionários, como forma de frear a cobrança das metas abusivas, combatendo o assédio moral”, destaca Cordeiro.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Raul Verão, eles derrotaram a visão atrasada de que salário gera inflação e garantiram a continuidade, desde 2004, da política de recomposição salarial dos bancários, com aumento real pelo oitavo ano consecutivo e valorização do piso.
Segundo levantamento da Contraf-CUT com base nas informações enviadas pelos sindicatos, a greve, que começou no dia 27 de setembro, completa 21 dias nesta segunda-feira e chegou a paralisar 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
Os dias de greve não serão descontados, mas serão compensados em até duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro e, assim como nos anos anteriores, eventual saldo após esse período será anistiado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.