Alunos da Acadepol iniciam aulas práticas e fazem estágio

O período de formação de 137 novos policiais civis que estão na Academia de Polícia (Acadepol) já aponta para os últimos três meses. Conforme a coordenadora de Assuntos Educacionais da Acadepol, delegada Maria Rita do Nascimento, o término total do curso está previsto para o dia 8 de abril. “Os alunos já participaram do primeiro […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O período de formação de 137 novos policiais civis que estão na Academia de Polícia (Acadepol) já aponta para os últimos três meses. Conforme a coordenadora de Assuntos Educacionais da Acadepol, delegada Maria Rita do Nascimento, o término total do curso está previsto para o dia 8 de abril. “Os alunos já participaram do primeiro ciclo de estágio e estão no segundo módulo de disciplinas procedimentais – aquelas onde eles aprendem técnicas específicas de sua área de atuação”, afirma a coordenadora.

A primeira fase de estágio dos alunos aconteceu entre a segunda quinzena de dezembro e o início de janeiro. Os aspirantes a policiais civis contribuíram no desenvolvimento de atividades dos plantões de todas as unidades, na Coordenadoria Geral de Perícias (CGP) e nos postos de identificação da Capital.

“O estágio é feito somente em Campo Grande porque é uma atividade que deve ter a supervisão da Acadepol e a Capital é a única cidade do Estado com uma unidade da Academia”, esclarece a delegada Maria Rita. “Neste período de estágio nossos alunos foram bem aproveitados e tiveram bom desempenho no atendimento ao público com ótimas avaliações”, diz. Ao todo foram somadas 84 horas de estágio para cada policial em formação neste período.
Nas disciplinas procedimentais do segundo módulo os estudantes começam a ter aulas específicas sobre a função que irão desempenhar dentro da Polícia Civil. “Peritos recebem lições sobre técnicas de perícia; investigadores têm aulas de tiro, técnicas de abordagem, são aulas com um conteúdo voltado para a atividade que cada policial terá quando ingressar integralmente na carreira”, destaca a delegada.

A coordenadora diz ainda que os policiais em formação já começaram também com as aulas práticas, que levam os candidatos mais próximos da realidade de atuação do profissional da Polícia Civil do Estado. No próximo mês os alunos começam a segunda fase de estágio, desta vez estarão auxiliando no trabalho de todas as unidades de Polícia Civil da Capital.

Atualmente estão em formação 32 candidatos ao cargo de perito criminal, 18 papiloscopistas, 18 escrivães e 69 investigadores. Até o mês de abril os alunos terão finalizado as 886 horas/aulas do curso de formação da Polícia Civil. Os estudantes que estão na Acadepol são os últimos convocados do Concurso Público de Provas e Títulos de 2007 e que passaram em todas as fases do processo seletivo. As aulas começaram na segunda metade do mês de outubro do ano passado.

Conteúdos relacionados