TSE determina novo julgamento de prefeito de Coronel Sapucaia por compra de votos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o acórdão nº 6.153, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), que havia absolvido o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold, e o vice, Aldacir Antônio da Silva Cardinal, da acusação de compra de votos. O Ministro Fernando Gonçalves determinou que o TRE/MS deverá realizar novo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o acórdão nº 6.153, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), que havia absolvido o prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold, e o vice, Aldacir Antônio da Silva Cardinal, da acusação de compra de votos. O Ministro Fernando Gonçalves determinou que o TRE/MS deverá realizar novo julgamento, considerando, desta vez, a gravação em DVD da suposta compra de votos e o depoimento da testemunha.
A decisão, proferida em 24 de março, acatou recurso especial impetrado no TSE pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que pedia a anulação do julgamento por não ter sido considerado como prova a gravação de imagens e sons ambientais realizada por uma testemunha, assim como seu depoimento, retirado da gravação. O TRE/MS havia considerado a gravação ilícita, por não ter sido realizada com autorização judicial.
Para a PRE, somente a gravação de conversa por terceiro, sem autorização judicial, tornaria a prova ilícita. “No caso concreto, a admissão da gravação, feita por um dos interlocutores, como plenamente válida e eficaz na formação do convencimento judicial, deveria ser reconhecida, porquanto manifesta a relação de precedência, nestas condições fáticas e jurídicas, da manutenção da integridade do regime democrático e da liberdade do voto, em face do direito à intimidade”.
O Ministro Fernando Gonçalves, em sua decisão, afirmou que “a gravação efetuada por um dos interlocutores que se vê envolvido em fatos que, em tese, são tidos como criminosos, é prova lícita e pode servir de elemento probatório” Ele também afirmou que a comprovação de que o abuso do poder político teve “potencialidade para influir no resultado do pleito demanda reexame de provas”.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
Com apoio de cão farejador, Polícia prende boliviano com drogas na Rodoviária
Cadela Xannel, uma pastora belga, é treinada para localizar entorpecentes
Folgado: Ladrão invade residência, consome alimentos e sai pela porta da frente
Suspeito levou uma televisão, consumiu iogurte e esperou carro de aplicativo sentado na cadeira da área
Últimos dias para inscrições em seleções da UEMS para docentes com salários de até R$ 10,2 mil
Vagas são para formação de cadastro de reserva de docentes temporários com previsão de atuação em diversos municípios de Mato Grosso do Sul
Dorival testa mudanças no meio-campo e na lateral da seleção brasileira
O técnico Dorival Júnior avalia montar uma equipe mais ofensiva em relação àquela que iniciou a partida com o Chile. Em preparação para o confronto com o Peru, na terça-feira, às 21h45, em Brasília, pela 10ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico testou três mudanças na seleção brasileira no treino fechado deste domingo, no estádio…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.