PMA apreende aroeira ilegal flutuando no rio Apa
Policiais Militares Ambientais de Bonito e Bela Vista, em fiscalização no Rio APA, na divisa com o Paraguai, apreenderam ontem 101 firmes e 107 lascas de aroeira. Próximo ao local conhecido como “Pesqueiro do Paulão”, os policias encontraram a madeira que apresentava características de ser cortada recentemente, flutuando nas águas do rio e foram recolhidas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Policiais Militares Ambientais de Bonito e Bela Vista, em fiscalização no Rio APA, na divisa com o Paraguai, apreenderam ontem 101 firmes e 107 lascas de aroeira. Próximo ao local conhecido como “Pesqueiro do Paulão”, os policias encontraram a madeira que apresentava características de ser cortada recentemente, flutuando nas águas do rio e foram recolhidas para a margem brasileira e apreendidas.
Os policiais suspeitam que a madeira foi retirada no território do País vizinho e seria transportada por flutuação até um local com acesso para veículos para entrar no território brasileiro ilegalmente. Os responsáveis pelo crime não foram localizados, porém, a PMA calcula que eles fugiram em território paraguaio ao avistar a fiscalização.
Esta é a segunda apreensão de aroeira efetuada no mesmo rio sendo transportada da mesma forma. Da vez passada, os policiais chegaram a ver os envolvidos fugirem para o Paraguai, porém, não puderam persegui-los por problemas de invasão de soberania. Por esta razão, é muito difícil a captura destes criminosos. Este tipo de transporte de madeira é comum na região amazônica.
A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
A madeira advinda de outro País precisa seguir todos os trâmites de importação, bem como ter todas as providências relativas a documentação ambiental, junto ao IBAMA.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.