Porto Alegre será a capital sul-americana do futebol hoje (18). E é lá que vão se reunir milhares de colorados espalhados por todo o país, para acompanhar a final da Copa Libertadores contra o Chivas (MEX). De Campo Grande, nove torcedores sócios do time embarcam netsa manhã para empurrar o clube rumo ao bicampeonato do torneio.

Dois integrantes da família Peruzzo viverão pela primeira vez a emoção de assistir a uma final de Libertadores com o colorado. Os primos Maiko e Júnior são sócios do clube e estão com lugar garantido no estádio Beira-Rio. O pai de Maiko, Gervázio, torcerá à distância, pois já assistiu à semifinal contra o São Paulo. Os primos se juntarão a outros parentes e amigos vindos de Dourados e Cuiabá

A paixão pelo Internacional é caso antigo para Gervázio. Ele conta que começou a torcer pelo clube nos anos de 1960, por influência dos irmãos mais velhos. Morando em cidades do interior do Rio Grande do Sul, Gervázio nunca conseguiu ver de perto seu time do coração. Somente décadas depois, quando já morava em Mato Grosso do Sul, ele pôde se aproximar do clube, nas competições em que o Internacional disputava partidas no Estado.

Hoje Gervázio é cônsul do Internacional em Campo Grande, e seu trabalho é interagir com os colorados da cidade – cadastrando torcedores e divulgando atividades e informações sobre o clube. O cônsul se diz surpreso com a receptividade do torcedor: “é incrível como o pessoal corre atrás de informação. Temos uma lista com 300 pessoas cadastradas, mas deve haver até 1000 colorados envolvidos”, afirma.

A grande final

Todos os mais de 50 mil ingressos já foram vendidos para a final da Copa Libertadores, com transmissão ao vivo na quarta-feira pela Globo, às 20h50 (de MS). O colorado está com uma mão na taça, pois bateu por 2 a 1 o Chivas (MEX) na partida de ida. Nem a grama artificial do recém-inaugurado estádio Ominlife, em Guadalajara, foi capaz de prejudicar o bom futebol da equipe brasileira. Agora, jogando em casa e diante da torcida, o Internacional poderá alcançar um sonho inédito.

Por ser finalista da Libertadores, o Internacional já carimbou passaporte para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em dezembro. O colorado disputa o Mundial de Clubes ao lado de Al Whada (EAU), Hekari United (PNG), Pachuca (MEX) e a Internazionale, atual campeã européia. Os representantes da África e da Ásia na competição ainda não foram definidos.

Os torcedores do Internacional de Campo Grande organizam locais para reunião e confraternização durante a partida. Um dos pontos de encontro é o Centro de Tradição Gaúcha Tropeiros da Querência, que fica no bairro Vilas Boas.