Jornais repercutem discurso de apoio de Valter Pereira a Midiamax
Dois jornais de Mato Grosso do Sul repercutiram o discurso do senador Valter Pereira (PMDB), ontem na capital federal. Segue abaixo as reportagens: ‘Senador cobra apuração de ataques de hackers a site’ (Bruno Grubert/Correio do Estado) O senador Valter Pereira (PMDB) cobrou ontem, em discurso durante sessão no plenário do Senado, investigação policial rigorosa com […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dois jornais de Mato Grosso do Sul repercutiram o discurso do senador Valter Pereira (PMDB), ontem na capital federal. Segue abaixo as reportagens:
‘Senador cobra apuração de ataques de hackers a site’ (Bruno Grubert/Correio do Estado)
O senador Valter Pereira (PMDB) cobrou ontem, em discurso durante sessão no plenário do Senado, investigação policial rigorosa com apoio técnico e científico para apurar os autores da invasão dos domínios e computadores do site de notícias Midiamax. O senador afirmou que a violação do site também é um ataque ao direito à informação e à opinião.
A invasão começou no dia 10 de junho, quando o conteúdo de páginas foi alterado, informações foram apagadas e as senhas dos responsáveis técnicos pelo site foram quebradas. O Midiamax só voltou a funcionar no dia 16 deste mês, com o endereço www.midiamax.com.br. Ontem à tarde, o sistema estava em manutenção para incrementar as medidas de segurança.
“Por tratar-se de crime cibernético, foram solicitas providências à Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro na noite de 17 de junho. A Associação Brasileira de Imprensa também revelou sua perplexidade com o crime e solidariezou-se com o portal assaltado”, disse Valter Pereira.
O senador lembrou que por ser este um ano de eleições, o ataque provocará suspeitas e desconfianças. Na manhã da última terça-feira, o site da Câmara de Campo Grande também foi invadido e teve parte de seu conteúdo alterado.
‘Senador cobra apuração sobre site Midiamax’ (De Brasília/Folha do Povo)
Uma investigação policial rigorosa e que conte com todo o suporte técnico e científico necessário para que os responsáveis possam ser apontados é o que espera o senador Valter Pereira (PMDB-MS) a respeito do caso de violação do jornal eletrônico do Mato Grosso do Sul MidiamaxNews. O ataque começou no dia 10 de junho. O conteúdo de páginas foi alterado, informações foram apagadas e as senhas dos responsáveis técnicos pelo site foram quebradas. O portal só voltou a funcionar no dia 16.
– Por tratar-se de crime cibernético, foram solicitadas providências à superintendência regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro na noite de 17 de junho. A Associação Brasileira de Imprensa também revelou sua perplexidade com o crime e solidarizou-se com o portal assaltado – afirmou Valter Pereira.
O senador pelo Mato Grosso do Sul observou que somente uma investigação sem açodamento e amparada no conhecimento tecnológico é que permitirá descobrir os autores e os interesses que motivaram a prática do crime. Porém, Valter Pereira lembrou que por esse ser um ano de eleições, essa circunstância fatalmente provocará suspeitas e desconfianças.
Na avaliação de Valter Pereira, o prejuízo maior do ataque desferido contra a MidiamaxNews não se limita à perda de receitas ou de negócios sofrida pelo portal. O grande prejudicado, no entendimento do senador, é o direito à informação e à opinião. Ele alertou que se não houver empenho e a investigação não for bem sucedida, hackers poderão se sentir estimulados a multiplicar os ataques.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.