Jornais do mundo destacam eleições no Brasil

As eleições brasileiras são destaque neste domingo (3) nos sites de jornais internacionais, que acompanham os números das últimas pesquisas eleitorais e tentam montar um cenário para o próximo presidente do país. O espanhol “El País” destaca o pleito na capa de seu site e, num texto da enviada a Brasília, aponta que “o voto […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As eleições brasileiras são destaque neste domingo (3) nos sites de jornais internacionais, que acompanham os números das últimas pesquisas eleitorais e tentam montar um cenário para o próximo presidente do país.

O espanhol “El País” destaca o pleito na capa de seu site e, num texto da enviada a Brasília, aponta que “o voto de 30 milhões de cidadãos que saíram da pobreza com Lula serão a chave para eleger o sucessor. A incógnita é se Dilma conseguirá eleger-se no primeiro turno.”

Apesar dos méritos do atual governo de “fazer com que quase metade dos brasileiros integre a classe média”, o texto diz que o país ainda tem problemas como a dependência dos programas sociais e desafios como a “necessidade de melhorar rapidamente a qualidade da educação que recebem os filhos dessa nova classe C.”

O site do jornal inglês “The Guardian” também mostra a votação de hoje em sua página principal, também com destaque para o legado de Lula. De acordo com o jornal, Lula deixará o governo com uma popularidade “astronômica” de 81%.

A reportagem conta a história política do presidente brasileiro e como ele chegou ao poder. Exceto Dilma Rousseff, o texto não cita os outros candidatos que concorrem na eleição deste domingo.

O site da rede de TV árabe “Al-Jazeera” cita sua editora de São Paulo dizendo que a grande mudança nas eleições será o gênero do presidente. “Ela [Dilma Roussef] promete nem mais, nem menos do que a política econômica, social e externa do presidente Lula.”

O americano “New York Times” intitula sua reportagem sobre as eleições brasileiras como “Protegida do líder brasileiro deve ganhar eleição”. O texto começa dizendo que “embora Dilma Rousseff seja novata política e não tenha o carisma de seu ex-chefe, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os eleitores aparentemente farão dela a primeira presidente mulher nas eleições de domingo.”

O francês “Le Monde” coloca a eleição no Brasil com grande destaque na capa de seu site. O título da reportagem é “Dilma Rousseff, a herdeira indicada por Lula ao Brasil”. O texto diz que ela deve suceder o presidente e faz um perfil da mulher que ‘enfrentou com coragem 22 dias de tortura’. A reportagem também cita os escândalos de corrupção no governo e diz que a equipe de comunicação da campanha de Dilma ‘amaciou’ seu discurso e a ajudou a vender sua imagem com plástica, emagrecimento e substituição de óculos por lentes de contato.

Conteúdos relacionados