Internet é o principal canal de atendimento bancário do País

A internet passou a ser o principal canal de atendimento bancário no Brasil em 2009. Pesquisa realizada pelo Banco Central mostra que as operações via internet, home e office banking responderam por 30,6% de todas as transações entre clientes e bancos no ano passado, com 8,36 bilhões de operações. Com esse desempenho, a web ultrapassou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A internet passou a ser o principal canal de atendimento bancário no Brasil em 2009. Pesquisa realizada pelo Banco Central mostra que as operações via internet, home e office banking responderam por 30,6% de todas as transações entre clientes e bancos no ano passado, com 8,36 bilhões de operações.

Com esse desempenho, a web ultrapassou os caixas eletrônicos que, até 2008, lideravam as transações bancárias. Em 2009, os caixas automáticos responderam por 29,8% do movimento com 8,13 bilhões de operações. Um ano antes, a liderança do movimento ainda era dos caixas eletrônicos, que haviam respondido por 32,2% das operações, enquanto a internet tinha 29,4% das operações.

Entre 2008 e 2009, o número de transações via web aumentou 15,6%. Na mesma base de comparação, o movimento nos caixas eletrônicos avançou 2,7%.

Entre os demais canais de atendimento, as agências estão em terceiro no ranking do BC, com 23,8% do movimento registrado em 2009 ou 6,5 bilhões de operações. Em seguida, a parecem os correspondentes bancários (9,5%), atendimento telefônico (5,9%) e operações eletrônicas por telefonia celular e aparelhos do tipo PDA (0,4%).

Correspondentes bancários

O brasileiro prefere pagar contas e tributos nos correspondentes bancários, pontos de atendimento fora dos bancos, como as lotéricas, supermercados, farmácias e padarias que são cadastrados pelas instituições financeiras.

Dados da pesquisa Diagnóstico do Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil mostram que 35,6% dos pagamentos desse tipo de conta em 2009 aconteceram nos correspondentes bancários.

Em segundo lugar do ranking dos pagamentos, a internet e as agências tradicionais aparecem com 27,1% cada no recebimento de pagamentos de contas. Bem atrás, o pagamento nos caixas eletrônicos respondeu por 9,5% das transações, a liquidação via central telefônica teve 0,5% das operações e o celular gerou apenas 0,1% do movimento total.

Conteúdos relacionados