Iagro capacita veterinários para autar na Vigillância

Com a finalidade de instruir médicos veterinários da iniciativa privada para execução de ações na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV) a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realiza amanhã (6) um curso de capacitação técnica. A programação acontece das 8 às 11 horas, no auditório da Iagro Central em Campo Grande. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com a finalidade de instruir médicos veterinários da iniciativa privada para execução de ações na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV) a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realiza amanhã (6) um curso de capacitação técnica. A programação acontece das 8 às 11 horas, no auditório da Iagro Central em Campo Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

A iniciativa atende orientações do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura (DSA/Mapa), conforme nota técnica nº 55 publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de setembro de 2010, onde se ajustam procedimentos e adequações pertinentes à ZAV.

Segundo o fiscal estadual agropecuário da Iagro e responsável pela capacitação, Luciano Chiochetta, os profissionais autônomos – sem nenhum vínculo com o serviço público – poderão realizar ações até então exclusivas do serviço oficial de defesa sanitária. “A nota técnica considera a necessidade de ajustes nas atividades de vigilância desenvolvidas na ZAV. A capacitação vem para instruir o profissional autônomo sobre a Instrução Normativa que regula as ações de defesa sanitária naquela região [IN nº 63, de 17 de dezembro de 2008] bem como quais são as mudanças nesses procedimentos e quais são as ações que também passam a ser executadas por estes profissionais”, explica o médico veterinário.

Dentre as ações que passam a ser compartilhadas estão a vacinação contra febre aftosa, identificação individual de animais e inspeção de animais para trânsito fora da ZAV, com a devida emissão de laudo de inspeção.

A íntegra das considerações do Departamento de Saúde Animal do Mapa – Nota Técnica nº 55 – e a Instrução Normativa nº 63/2008 estão disponíveis no site da Iagro. Acesse www3.servicos.ms.gov.br/iagro_ged/pdf/1658_GED.pdf .

Qualquer profissional da área poderá participar da capacitação desde que esteja devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV/MS), esteja em dia com suas obrigações e não esteja respondendo a processo ético. Após a capacitação e apresentação de certidão negativa do CRMV/MS, o profissional capacitado será cadastrado pela Iagro para o desempenho das referidas ações.

Mais informações (67) 3901-2691/3901-2717.

Conteúdos relacionados