Geral

Haiti adia divulgação de resultados eleitorais

As autoridades eleitorais do Haiti adiaram o anúncio dos resultados finais da conturbada eleição no país em novembro, depois que especialistas da Organização dos Estados Americanos (OEA) passaram a ajudar na verificação dos votos. O Conselho Provisório Eleitoral informou em comunicado enviado à mídia local na noite de domingo que os resultados da votação realizada […]

Arquivo Publicado em 20/12/2010, às 17h45

None

As autoridades eleitorais do Haiti adiaram o anúncio dos resultados finais da conturbada eleição no país em novembro, depois que especialistas da Organização dos Estados Americanos (OEA) passaram a ajudar na verificação dos votos.




O Conselho Provisório Eleitoral informou em comunicado enviado à mídia local na noite de domingo que os resultados da votação realizada em 28 de novembro, com ajuda da ONU, não serão divulgados nesta segunda-feira, como previsto inicialmente. O órgão não estabeleceu uma nova data para a publicação.



Protestos violentos sucederam a divulgação preliminar dos resultados em 7 de dezembro da polêmica votação presidencial e legislativa, que aconteceu em meio a uma epidemia de cólera e muitas denúncias de fraude eleitoral.



O presidente René Préval, que está deixando o governo, é acusado pelos candidatos presidenciais da oposição de fraudar a votação a favor de seu aliado Jude Celestin. Na semana passada, Préval pediu ajuda técnica à OEA para a apuração de votos.



O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, enviou ajuda mas pediu que o anúncio da divulgação dos votos fosse adiada.

Jornal Midiamax